Foi anunciado pelo governo dos Estados Unidos (EUA) a retirada do visto do neurocirurgião Ricardo Barbosa, após o médico brasileiro comemorar o assassinato de Charlie Kirk, liderança de direita que levou um tiro no pescoço na quarta-feira (10/9) enquanto palestrava em Utah. Segundo o número-dois da diplomacia norte-americana, Cristopher Landau, a perda do visto será para sempre.
“De todo o conteúdo online depravado que já vi, este talvez seja o mais assustador. Este é um NEUROCIRURGIÃO do Brasil. Ele não apenas elogia o assassino de Charlie Kirk por sua ‘pontaria impecável’, mas também, com precisão cirúrgica, especifica ‘coluna cervical’. Este é um profissional licenciado que fez o Juramento de Hipócrates?”, escreveu o vice-secretário de Estado do governo de Donald Trump.

O médico Ricardo Barbosa é esquerdista convicto, fã de Lula e apoiador do MST. Ele foi prontamente demitido da Day Clinic, em Recife, instituição em que atendia, após a polêmica.

