MAIS
    HomeDistrito FederalMemorial JK recebe a visita do ministro das Relações Exteriores da República...

    Memorial JK recebe a visita do ministro das Relações Exteriores da República Tcheca

    Jan Lipavský visitou o museu em companhia de Paulo Octávio e do bisneto de JK, André Octávio Kubitschek

    O ministro das Relações Exteriores da República Tcheca, Jan Lipavský, visitou o Memorial JK na tarde desta terça-feira (9). Ele foi recebido pelo bisneto do fundador de Brasília, André Octávio Kubitschek, e pelo empresário Paulo Octávio, ambos vice-presidentes do museu que reverencia a história da criação de Brasília e de seu fundador. Juscelino Kubitschek tinha ascendência tcheca – seu bisavô materno Jan Nepomuk Kubíček chegou ao Brasil na primeira metade do Século XIX.

    Acompanhado da embaixadora Pavla Havrlíková, o ministro conheceu detalhes da vida e da obra de JK, visitando os dois andares do museu. Também colocou flores no túmulo do fundador de Brasília. A André Octávio Kubitschek, Jan Lipavský revelou que a construção da capital impressiona e sensibiliza o povo tcheco, pelos laços que unem os dois países. O chefe da diplomacia tcheca assinou o livro de ouro do Memorial JK e trocou presentes com o bisneto de JK.

    Ex-deputado em seu país, Lipavský chegou ao Brasil na segunda-feira (8), com o objetivo de fortalecer investimentos mútuos e ampliar a cooperação empresarial entre os dois países. Atualmente, o Brasil é o maior parceiro comercial da República Tcheca na América do Sul. O ministro das Relações Exteriores do país europeu também visitará a Argentina, país que tem a maior comunidade de tcheca na América Latina.

    Em sua estada no Brasil, que termina nesta quarta-feira (10), Lipavský teve um almoço de negócios com a secretária-geral do Itamaraty, Maria Laura da Rocha, e reuniu-se com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e com o ministro de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, vice-presidente Geraldo Alckmin. Em São Paulo, ele terá encontros com representantes do Governo do Estado e da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp).

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Deve ler

    spot_img