MAIS
    spot_imgspot_img
    HomeBrasilMilhões de dólares de agências ligadas ao governo Biden foram usados para...

    Milhões de dólares de agências ligadas ao governo Biden foram usados para calar eleitores de Bolsonaro, manipular algoritmos nas redes sociais e favorecer indiretamente a eleição de Lula

    Por Karina Michelin

    O que foi revelado nesta quarta-feira, 6 de agosto, na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados é estarrecedor: segundo Mike Benz, ex-funcionário do Departamento de Estado dos EUA e especialista em guerra de informação, o Partido Democrata norte-americano financiou uma estrutura internacional de censura para interferir diretamente na democracia brasileira.

    De acordo com Benz, que hoje dirige a Foundation for Freedom Online, milhões de dólares de agências ligadas ao governo Biden, como a USAID, foram usados para calar eleitores de Bolsonaro, manipular algoritmos nas redes sociais e favorecer indiretamente a eleição de Lula.

    Benz apontou o dedo para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que, segundo ele, coordenou redes de “verificadores de fatos” – os vassalos do sistema- que aplicavam algoritmos de censura em massa, sempre com viés político.

    A operação mirava o campo conservador e favorecia sistematicamente a esquerda – tudo isso em pleno período eleitoral. E tem mais: Benz denunciou diretamente o Grupo Globo – incluindo TV Globo, GloboNews, G1 e jornal O Globo – como parte ativa dessa engrenagem de censura, em aliança com 7 agências de checagem treinadas e financiadas com dinheiro americano.

    O modelo, segundo ele, foi exportado dos EUA após o colapso da influência liberal nas redes em 2016 com a eleição de Donald Trump. Durante evento do LIDE, o ministro Luís Roberto Barroso, admitiu publicamente a atuação do Departamento de Estado americano nas eleições brasileiras. A fala na época passou despercebida por muitos, mas não pode mais ser ignorada.

    A confissão de Barroso apenas corrobora o que foi revelado em tom de denúncia por Mike Benz, em audiência oficial na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados. Benz foi direto: o TSE coordenou uma máquina de censura algorítmica, operada por agências de checagem treinadas e pagas com dinheiro estrangeiro, em parceria com grandes conglomerados de mídia.

    Isso significa que a esquerda brasileira – sobretudo o PT – foi favorecida eleitoralmente por uma estrutura de manipulação de origem estrangeira.

    E isso, segundo a legislação brasileira, é crime.

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Deve ler