MINAS: HÉLIO COSTA PEDE SOCORRO A LULA

0
7
Deu em O Globo

Minas: Hélio Costa pede socorro a Lula

Candidato ao governo quer que o presidente o ajude a conter avanço de Antonio Anastasia, apoiado por Aécio

Adriana Vasconcelos

A reviravolta na eleição em Minas Gerais revela muito mais do que o poder de transferência de votos do ex-governador Aécio Neves.

Embora seja esse o principal fator que levou seu candidato, o governador Antonio Anastasia (PSDB), a ganhar a dianteira na disputa pelo governo mineiro, a perda de densidade da candidatura de Hélio Costa (PMDB) também expõe as sequelas da interferência do presidente Lula no processo eleitoral no estado.

Lula obrigou o PT a abrir mão de uma candidatura própria para apoiar Hélio Costa e, assim, facilitar a aliança nacional com o PMDB em torno da presidenciável Dilma Rousseff.

Mas a militância petista não aderiu, e Hélio Costa, agora, pede a presença de Lula em Minas para tentar ajudá-lo a evitar a derrota.

Na pesquisa do Ibope, contratada pelo jornal “O Estado de S. Paulo” e pela TV Globo e divulgada no sábado, Anastasia subiu oito pontos e chegou a 35% das intenções de votos. E Hélio Costa caiu cinco pontos e ficou com 33%.

O publicitário Duda Mendonça, contratado para fazer a campanha de Hélio, bem que tentou vender para o eleitor que o confronto inicial entre peemedebistas e petistas em Minas havia sido superado, explorando ao máximo a presença do ex-ministro petista Patrus Ananias na chapa do candidato do PMDB.

Mas a parceria com o PT ainda não colou.

Pelo contrário, o candidato do PT ao Senado, o ex-prefeito Fernando Pimentel, por exemplo, preferiu descolar sua campanha da de Hélio, na esperança de se tornar a segunda opção de voto para os eleitores de Aécio, com quem manteve um relacionamento para lá de amistoso durante sua gestão na prefeitura de Belo Horizonte.

Na tentativa de reverter o crescimento de Anastasia, o candidato do PMDB espera um reforço do presidente Lula em sua campanha. Mais do que a presença física de Lula, Hélio pediu ao presidente novas gravações para seu programa de TV.

O presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, informou ontem que esta semana não há previsão de que Lula ou Dilma passem por Minas. Por enquanto, também não estão previstas novas gravações em favor do candidato peemedebista, tendo em vista que ambos já fizeram isso.

— Claro que Dilma voltará a Minas, não só por Hélio, como pelo fato de o estado ser estratégico para a campanha. Mas ainda não há previsão de data — afirmou Dutra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui