MAIS
    HomeNotasMotoristas de aplicativo estão aceitando corrida às cegas, após app retirar destino...

    Motoristas de aplicativo estão aceitando corrida às cegas, após app retirar destino de passageiros 

     

    Aplicativo Uber tinha uma função que mostrava o destino do passageiro ao motorista antes de ele aceitar a corrida, o que era considerado uma segurança para os trabalhadores

     

    Os motoristas de aplicativo de mobilidade urbana do app Uber, repararam que desde o último final de semana, a plataforma tirou o destino dos passageiros antes de eles aceitarem as corridas, ficando às cegas da região do destino do usuário, o que preocupa os trabalhadores pela violência e os riscos de certas localidades. Diante da falta de opção no app, muitos deles estão se queixando de ter que “trabalhar às cegas”.

    Desde então, os motoristas estão mais preocupados e receosos, pois era considerado uma “segurança a mais”. As informações sobre o destino da viagem eram exibidas na tela, assim que o motorista aceitava a viagem. A função havia sido liberada para todos os motoristas do aplicativo em julho de 2020, após várias reivindicações dos motoristas parceiros preocupados com a segurança nas corridas.

     

    Tempos difíceis

     

    Há pouco mais de sete anos os brasileiros são grandes adeptos dos aplicativos de mobilidade urbana. A tecnologia desenvolvida possui um modelo de negócio estruturado e rentável, que trouxe grandes benefícios sociais e econômicos para o país: primeiro porque promoveu a geração de empregos informais, principalmente para os autônomos e pessoas desempregadas que tiveram a oportunidade de se tornarem motoristas a partir do uso de seu próprio carro como forma de trabalho. Segundo pela comodidade, conforto e segurança aos usuários que se deslocam diariamente.

     

    Inicialmente essa rentabilidade era boa para ambos: motoristas e aplicativo, contudo devido às constantes evoluções de crises financeiras ao redor do mundo e principalmente no Brasil, o repasse do valor por corrida aos trabalhadores foi começando a diminuir e, o que antes era de 80 a 90% por viagem, atualmente encontra-se entre 50 a 70%. Somando-se aos aumentos de combustível e impostos, eis que a precarização das condições de trabalho dos motoristas vinculados aos aplicativos de transporte veio à tona e, em cadeia, prejudicou a todos que necessitam do serviço. Muita demanda, pouca oferta de serviço.

     

    Iniciativas locais

     

    Primeiro aplicativo de mobilidade urbana de Brasília, o YOURB foi lançado há pouco menos de um mês na capital, pelo Grupo Oliveira. A partir de estudos e pesquisas sobre a atual realidade dos aplicativos de mobilidade urbana, o grupo decidiu investir em programadores e desenvolvedores de softwares para criar o app a partir do conhecimento e experiência de um ex-motorista que se especializou em tecnologia da informação e programação, junto com mais dois amigos.

     

    De acordo com Walter Lima, Luiz Carlos e Paulo Henrique, envolvidos no desenvolvimento do YOURB a ideia começou a sair do papel há pouco mais de 10 meses, tendo como objetivo ser um aplicativo de motorista para motorista, a partir das necessidades e relatos que vivenciaram e ouviram. Para isso, eles reuniram um grupo com mais de 70 motoristas para ouvi-los e colocar as ideias em prática. Entre elas o rastreio das corridas em tempo real, a exibição do local do destino do passageiro, além do botão de pânico.

     

    “Como estamos nas ruas, percebemos as dificuldades e trouxemos essas melhorias para os usuários e motoristas. Entre os serviços nós implantamos o contato direto com o operador para relatar possíveis problemas na plataforma, a assistência de monitoramento a cada viagem, parcerias para descontos com manutenção do carro e da gasolina, assim como a possibilidade das mulheres em escolherem fazer corrida só com mulheres, então esse nosso aplicativo é de motorista para motorista, estamos muito esperançosos”, explicam.

     

    O app apresenta um modelo de negócios ousado, no qual fixa sua taxa de repasse de corrida para os motoristas a 88%, tendo a retenção de apenas 12% para a empresa. A proposta também investiu na prestação de apoio para os profissionais, entre elas a parceria com postos do DF, que vão dar o aporte de até R$ 0,30 de desconto por litro de gasolina, atendimento humanizado, descontos em planos de saúde e odontológicos, tecnologia para o rastreio dos carros cadastrados, a liberdade para motoristas e usuários mulheres poderem escolher seguir corrida somente entre elas, e o clube de benefícios.

     

    “Enxergamos que o YOURB tem grande potencial para trazer muitos benefícios para os brasilienses, principalmente para a categoria dos motoristas, com uma geração de renda justa a partir de um repasse honesto. Outro ponto muito importante se dá por sermos uma empresa local, o que favorece nosso trabalho perante o poder público, abrindo as portas para criarmos um bom relacionamento e apresentarmos os questionamentos, as necessidades e deficiências da categoria, a fim de melhor, resguardar e conquistar ainda mais direitos para esses profissionais”, conta Roberto Oliveira.

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Deve ler

    spot_img