MPDFT lança vídeo em comemoração aos 60 anos de sua história

0
49
Brasília, (DF), 05/10/2017 - Fachada do Prédio do MPDFT. Foto: Ricardo Botelho / Especial para o Metrópoles

Como parte das comemorações dos 60 anos do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), a instituição divulga o vídeo “60 anos em 60 segundos”, em que conta um pouco da sua história. O vídeo foi publicado nesta quarta-feira, 20 de maio, mesma data em que a Lei Complementar nº 75 faz 27 anos. A norma dispõe sobre organização, as atribuições e o estatuto do Ministério Público da União.

As conquistas do órgão ao longo do tempo e o novo modelo de trabalho imposto pela pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) são destaque na divulgação. A procuradora-geral de Justiça, Fabiana Costa, destaca a trajetória do MPDFT. “Ela se pautou por um trabalho árduo e incessante na defesa do interesse público e na proteção dos direitos do cidadão. Dessa forma, o órgão se tornou essencial ao funcionamento do Estado”, reitera.

O MPDFT veio para Brasília na ocasião da transferência da capital da República para o Planalto Central do país. Foi necessário encontrar promotores de Justiça da Procuradoria-Geral de Justiça do Distrito Federal dispostos a deixar o Rio de Janeiro para começar o Ministério Público em Brasília. Em 14 de abril de 1960 foi publicada a Lei nº 3.754, que criou o MPDFT. No mesmo mês, foi realizada a transferência da Procuradoria-Geral de Justiça do Distrito Federal para Brasília.

Em abril, foi lançada a logomarca comemorativa em alusão à data, desenvolvida pela Secretaria de Comunicação da Casa. A peça une o avião, como ficou conhecido o projeto do Plano Piloto de Brasília, e a balança, que representa a Justiça e está presente no Brasão do MPDFT. O pano de fundo foi inspirado no céu da Capital Federal. Além disso, foi publicada uma série de matérias históricas sobre o trabalho da instituição e lançada a página dos 60 anos do MPDFT.

Assista:

Assessoria Especial de Imprensa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui