Museu de Arte de Brasília comemora 39 anos e o Dia Internacional da Mulher com programação para todos os públicos

As atividades gratuitas acontecem nos dias 9 e 10 e incluem shows, exposições, caminhadas, brincadeiras, debates e oficina de fotografia, promovida pelo Brasília Photo Show

Nesta semana, no dia 7, comemoram-se os 39 anos do Museu de Arte de Brasília (MAB), espaço de arte brasileira que abriga centenas de peças de arte moderna e contemporânea e, no dia 8, o Dia Internacional da Mulher. Unindo as duas datas que são de grande importância, o MAB e o Festival Brasília Photo Show preparam uma programação recheada de atrações gratuitas para todas as idades, nos dias 9 e 10 de março.

 

Com o apoio do Educativo Conecta, do GCB (Grupo de Caminhadas Brasília) e do Oba, serão distribuídos kits lanches para os participantes e também terá pipoca e algodão doce. A programação, logo pela manhã, às 8h30, começa com a saída para caminhada pelas redondezas do museu. Na ocasião, serão feitas fotos inspiradas no olhar feminino.

 

As atividades seguem adiante com apresentação de Aikido; pela exposição Japan House; oficina de quebra-cabeça para bebês (a partir de 18 meses a 3 anos, com 10 vagas); jogos com o Zebra; show do Mágico Steiner; bate papo “Mulheres nas Trilhas”; oficina de Hanetsuki (a partir de 7 anos, 10 vagas) e apresentação de Judô; oficina de Colagem Fotográfica (a partir de 12 anos, 12 vagas).

 

Na ocasião também acontecerá uma cerimônia de entrega de duas obras escolhidas para fazerem parte do acervo definitivo do MAB. As obras escolhidas foram a foto “Cores do Caos”, do artista Marcelo Moryan; e a foto “Tucano” do renomado fotógrafo Edu Vergara da exposição “Angularis”.

FOTO EDU VERGARA -  ESCOLHIDA PELO MAB PARA SER DOADA DE FORMA DEFINITIVA AOS ACERVO - NOME DA FOTO TUCANO.jpg
Tucano – Edu Vergara

A exposição no MAB, que ainda abriga 400 fotografias vencedoras da 9ª edição do BPS escolhidas a dedo, dentre este universo de imagens, a foto “CORES do CAOS” de Marcelo Moryan, não só capturou a atenção da curadoria, mas também se tornou um símbolo de excelência ao ser incorporada ao acervo permanente do museu. “A escolha desta obra não foi um mero acaso, mas um reconhecimento das cinco medalhas que Moryan conquistou na competição – um feito notável que inclui três menções honrosas e duas medalhas de platina”, comentou Rodrigo Nimer, diretor executivo do Brasília Photo Show.

FOTO ESCOLHIDA PELO MAB PARA SER DOADA PARA O MUSEI FICANDO NO ACERVO DEFINITIVO - Marcelo-Moryan_BR_ES_Cores-do-Caos_Jornalística-_-documental---Apoio-Correio-Braziliense__DIGITAL.jpg
Cores do Caos – Marcelo Moryan

Ao final do primeiro dia, a programação se encerra com show do Quarteto Buritis, formado por músicos atuantes da cidade, Ricardo Palmezano, Luciana Caixeta (violinos), Marie de Novion (viola) e Sandra Vargas (violoncelo). O grupo, criado no ano de 2020, tem o intuito de explorar e difundir o vasto repertório dessa formação, desde o clássico até o contemporâneo. Os músicos são membros da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro e professores da Escola de Música de Brasília.

 

Já no dia 10 (domingo), acontecem oficinas, visita mediada e caminhada na parte da tarde.

 

Confira a programação completa:

 

(Sábado 9/3)

8h30 – Saída para Caminhada do Grupo de Caminha Brasília do MAB;

10h – Chegada da Caminhada do Grupo de Caminha de BSB (GCB) em comemoração ao Dia Internacional da Mulher e Aniversário do MAB de 39 anos

– Fazer fotos com olhar que inspiram o feminino

– Percurso pelas proximidades do MAB

– Organização e condução – Edna Cavalcante;

10h – Apresentação de Aikido (Pela exposição DO, da Japan House);

10h15 – Cerimônia de entrega das duas obras escolhidas para o MAB;

10h30 – Oficina de Quebra-cabeça para bebês (a partir de 18 meses a 3 anos, 10 vagas) + Jogos com o Zebra 5;

11h – Show do Mágico Steiner;

11h30 – Mesa Redonda – Mulheres nas Trilhas com Edna, Jhéssica, Heloísa, Solange e Anamaria;

14h – Oficina de Hanetsuki (a partir de 7 anos, 10 vagas);

14h – Apresentação de Judô (Pela exposição DO, da Japan House);

15h – Visita Mediada (Descobrindo o acervo com jogos);

16h30 – Oficina de Colagem Fotográfica (a partir de 12 anos, 12 vagas);

17h – Música de Câmara – Quarteto Buritis.

 

Domingo (10/3)

14h – Oficina de Brincadeiras Japonesas (a partir de 4 anos, 10 vagas);

15h – Visita Mediada;

16h30 – Oficina de Antotipia (a partir de 8 anos, 10 vagas);

17h – Caminhada Poesia entre Lentes – Saindo do MAB.

 

SERVIÇO:

AÇÕES EM COMEMORAÇÃO AO DIA DA MULHER E O ANIVERSÁRIO DE 39 ANOS DO MAB

Endereço: Endereço: SHTN, trecho 1, Projeto Orla, polo 3, lote 5 –  Brasília – DF.

Telefone: 61 3306-1375

Preço: Gratuito

Acompanhe: https://www.instagram.com/brasiliaphotoshow/

As inscrições nas oficinas serão feitas por ondem de chegada. Vagas limitadas.

Para mais informações sobre a programação, visite o Instagram do MAB ou o portal do BPS https://brasiliaphotoshow.com.br/

 

Sobre o Brasília Photo Show – Aberto a todos os fotógrafos profissionais ou não, do Brasil ou do exterior, brasileiros ou estrangeiros, o Brasília Photo Show é um dos maiores Festivais de Fotografia da América Latina. Em nove edições, mais de 3100 fotos consagraram-se vencedoras entre quase 100 mil fotos foram recebidas de participantes de todo Brasil e de mais 60 países e oito livros foram publicados com as fotografias ganhadoras de todas as edições.

Todas as fotografias vencedoras de estatuetas, medalhas e menções são impressas no livro oficial do Festival, que conta com 400 imagens premiadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui