Natuza Nery fala sobre ética e empatia durante abertura do Mês da Mulher na AASP

Jornalista renomada marcou o início da programação especial destinada às advogadas, que seguirá ao longo de todo o mês de março

 

São Paulo – Considerada uma das mais importantes comentaristas políticas do jornalismo brasileiro, Natuza Nery foi escolhida para comandar o primeiro encontro do Mês da Mulher, um dos principais eventos realizados anualmente em março pela AASP – Associação dos Advogados. A jornalista abriu a programação neste dia 1º de março com a palestra “Como ser ético? Como ser justo? Como ser humano?”.

Com apresentação da vice-presidente da AASP, Renata Castello Branco Mariz de Oliveira, e mediação da diretora cultural, Clarisse Frechiani Lara Leite, Natuza abordou temáticas como equidade de gênero em espaços de poder, melhoria das leis para garantia dos direitos da mulher no mercado de trabalho, impactos da pressão estética no combate ao etarismo feminino, bem como a necessidade de uma mobilização profunda da sociedade em prol de ações que visem a inclusão dos grupos menos favorecidos.

Sob a ótica da ética e da justiça, a jornalista destacou a importância do incentivo ao exercício de se colocar no lugar do outro, defendendo que a empatia é o elemento que poderá, definitivamente, colocar a sociedade no caminho de uma verdadeira transformação. “Somos muito mais fortes quando agimos coletivamente, quando ouvimos e compreendemos a dor do outro. Isso é ser ético, justo e humano”, comenta.

Natuza faz referência aos problemas estruturais que só podem ser combatidos com o envolvimento de todas as partes. “Os homens devem lutar pelas mulheres, as mulheres brancas devem lutar pelas mulheres pretas, os homens brancos devem lutar pelos homens pretos, todos nós precisamos nos sentir diretamente impactados pela desigualdade que está presente em todas as esferas, e só mudaremos isso quando sentirmos que a luta do outro também é nossa”, declara.

Para a vice-presidente da AASP, a escolha do tema para a abertura do Mês da Mulher traduz o compromisso da Associação com a busca por uma sociedade mais igualitária. “Este assunto é muito importante porque é universal. E nós entendemos que o debate precisa ser ampliado a todos para que tenhamos homens e mulheres lutando juntos pelo mesmo ideal”, frisa a advogada.

A programação do Mês da Mulher seguirá trazendo palestras e bate-papos ao longo das próximas semanas. Confira os próximos temas e programe-se para participar nos formatos presencial ou online, com transmissões ao vivo:

 

Dia 4: Justiça Brasileira: a mulher como protagonista em carreiras jurídicas

Dia 7: Me formei, e agora?

Dia 11: Educação financeira: dicas e processos para o dia a dia da mulher advogada

Dia 12: O compliance diante do assédio no ambiente profissional

Dia 19: Recolocação profissional e transição de carreira

Dia 20: Tema 1.198: Acesso à justiça e livre exercício da advocacia x uso predadório do sistema judiciário

Dia 21: Desafios da maternidade: licença, carreira e adoção

Dia 25: Lei Mariana Ferrer: proteção à vítima x restrição ao direito de defesa

Dia 26: Reforma Tributária e advocacia

Dia 27: Mulher e o Direito

Entre as palestrantes, destacam-se: Daldice Maria Santana de Almeida, desembargadora federal do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3); Mylene Pereira Ramos Seidl, advogada especialista em diversidade e igualdade; Patricia Vanzolini, presidente da seção de São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SP); Eunice Prudente, secretária municipal de Justiça de São Paulo; entre outras especialistas já confirmadas.

Para mais informações e inscrições, acesse o link do evento.

 

AASP – Associação dos Advogados

Fundada há 81 anos, a AASP – Associação dos Advogados está presente em todo o Brasil e tem a missão de potencializar e facilitar o exercício da advocacia. A entidade é experiente, visionária e está, cada vez mais, disruptiva. Sua trajetória e conquistas são o combustível para ir ainda mais longe, proporcionando aos seus milhares de associados (aproximadamente 75 mil) inúmeros cursos sobre temas jurídicos relevantes e serviços de excelência, que incluem: intimações on-line, pesquisa por termos nos Diários Oficiais, emissão e renovação de certificado digital, biblioteca digital, revistas e boletins periódicos, clipping diário de notícias, plataforma de assinaturas digitais, espaços de coworking, além de disponibilizar um avançado sistema de pesquisa de jurisprudência e um programa de gestão de processos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui