Nesta terça-feira (18), o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), afirmou que tem acompanhado desde o início o processo que corre na 2ª Vara Criminal de Brasília, que absolveu o secretário de Economia do Distrito Federal, Ney Ferraz Júnior, da acusação de corrupção e o condenou por lavagem de dinheiro, em sentença expedida no dia 30 de janeiro de 2025.
Forte candidato ao Senado em 2026, Ibaneis disse que ficou “tranquilo ao ver que o secretário foi absolvido da imputação de corrupção, pois não aceitaria algo dessa natureza”.
“O processo tramita em sigilo e não tenho mais detalhes, porém, como jurista que sou por formação e experiência, me pareceu uma contradição condená-lo por ocultação de valores, quando ele foi absolvido do chamado crime antecedente. Tenho plena confiança no secretário Ney Ferraz e vou aguardar o resultado dos recursos”, declarou o governador.
Ney Ferraz havia sido acusado pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) de corrupção no credenciamento e na alocação de recursos do Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal (Iprev), à época em que era presidente, nos fundos e títulos públicos agenciados pela Grid. O MPDFT também apontou ocultação de valores obtidos por meio de supostas irregularidades com a empresa Koin Agente Autônomo Investimentos. Na sentença, o juiz afirmou que não há provas para a condenação em relação aos crimes de corrupção ativa e passiva.
O advogado Cleber Lopes, que faz a defesa do secretário de Economia do Distrito Federal, Ney Ferraz, afirmou que vai recorrer da decisão do juiz Márcio Evangelista Ferreira, da 2ª vara criminal de Brasília, que o condenou por lavagem de dinheiro. Segundo a defesa, Ney foi absolvido da acusação de corrupção.