No DF, professores de alunos com necessidades especiais recebem educação ambiental sobre o Cerrado

 

Aulas com nova abordagem e relacionadas ao bioma Cerrado é o que os 60 professores do Centro de Ensino Especial de Santa Maria (DF) poderão transmitir aos seus alunos a partir desta quarta-feira (9).

 

Os alunos do Centro de Ensino Especial 01 localizado na Quadra SL 208 da cidade satélite de Santa Maria (DF) poderão receber aulas com uma abordagem diferenciada para o aprendizado das disciplinas da grade curricular. Cerca de 60 professores desta escola participarão, nesta quarta-feira (9), de uma oficina do Projeto Semeando o Bioma Cerrado, quando conhecerão maneiras de associar de forma transdisciplinar o conteúdo didático à Educação Ambiental especialmente no que se refere ao bioma Cerrado.

 

“Conhecer é uma importante forma de preservar o meio ambiente, em especial o Cerrado, que é o lugar onde vivemos e vem sofrendo uma degradação preocupante”, assinala o coordenador do projeto Semeando o Bioma Cerrado, Rozalvo Andrigueto.

 

Este projeto da Rede de Sementes do Cerrado conta com o patrocínio da Petrobras e tem como objetivo técnico reestabelecer os elos da cadeira produtiva de sementes, portanto busca mais do que instrumentalizar pessoas para o exercício das atividades produtivas, explica o coordenador. Ele conta que se propõe também, com uma extensa programação de educação ambiental a resgatar valores éticos buscando o reconhecimento do papel de cada um na importante rede da “teia da vida” para preservar e promover o desenvolvimento sustentável do segundo bioma em extensão e diversidade no Brasil.

 

Em parceria com a Associação dos Amigos da Floresta (AAF), o projeto Semeando o Bioma Cerrado espera que as escolas introduzam a educação ambiental na rotina de seus processos pedagógicos por meio da sensibilização dos professores, assinala Mery-Lucy Souza, presidente da AAF.

 

“Há uma legislação que determina esta correlação. Toda proposta de formação de educadores ambientais deve privilegiar a abordagem socioambiental, cujos princípios estão definidos na Política Nacional de Educação Ambiental, por meio da Lei nº 9.795/99; na Política Distrital de Educação Ambiental, por meio da Lei nº 3233/06; nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s); na Carta da Terra e nas metas para o milênio estabelecidas pela ONU. Todos orientando para a formação de Programas de Educação Ambiental nos âmbitos federal e local, por meio da articulação interinstitucional entre instituições governamentais e não governamentais, mas raramente se vê a aplicação prática”, constata Mery-Lucy. Ela destaca a relevância da parceria estabelecida com a coordenadora de Educação Ambiental da Faculdade de Educação da UNB, professora Rosângela Correa que cedeu ao projeto, um importante instrumento pedagógico, o DVD ABCerrado para ser repassado aos professores participantes das oficinas de capacitação.

 

Realidade – Durante esta quarta-feira, em Santa Maria, os professores receberão sugestões para abordar matérias como português, matemática, física, entre outras, para incluir o Cerrado em seu contexto, seja nos exemplos ou em exercícios que, de outra forma, não teriam identidade alguma com o ambiente em que esses jovens vivem e se identificam.

 

É uma maneira de estender a informação e estimular a solução de problemas a partir de cenários conhecidos, reais, levando para a sala de aula situações que possivelmente poderão se concretizar na rotina desses estudantes e por esta razão os sensibilizam com maior rapidez para a preservação, assinala Andrigueto.

 

SERVIÇO

Programação :

Data : 9 de abril de 2014 (quarta-feira)

Horário: 8h30 às 11h30

13h30 às 16h30

Endereço: Centro de ensino Especial- Q.SL208- Área Especial Santa Maria

 

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