O governador Agnelo Queiroz promoveu uma mudança na área de Comunicação Social do Governo do Distrito Federal. A jornalista Samanta Sallum deixa a Secretaria de Estado de Comunicação Social e assumirá a Secretaria Extraordinária de Comunicação Social para a Copa (SecomCopa), que concentrará toda a parte de comunicação referente às copas do Mundo e das Confederações.
O jornalista Ugo Braga, que até então respondia pela agora extinta Secretaria Extraordinária do Porta Voz, assume a Secretaria de Estado de Comunicação Social.
O governador decidiu pelas alterações para fortalecer a comunicação do GDF no que se refere aos preparativos de Brasília como cidade-sede desses grandes eventos esportivos que se aproximam. Eles são considerados essenciais na política de desenvolvimento social e econômico, e devem, portanto, ter tratamento diferenciado nas ações de divulgação e de atendimento à imprensa brasileira e internacional.
Brasília tem posição de destaque na Copa das Confederações e na Copa do Mundo FIFA 2014. A capital será sede da abertura do primeiro evento, em 15 de junho de 2013, e receberá o número máximo de jogos da Copa do Mundo, junto com o Rio de Janeiro – sete partidas no total.
Para o GDF, realizar esses eventos na cidade é uma grande oportunidade de potencializar os investimentos em obras de infraestrutura, qualificação profissional e desenvolvimento do turismo, que ficarão como legado para a capital. Por ser cidade-sede da Copa das Confederações 2013 e da Copa do Mundo 2014, Brasília receberá grandes investimentos em obras de mobilidade urbana, infraestrutura e segurança, o que comprova o poder transformador desses eventos.
As mudanças na área de Comunicação Social não vão gerar novas despesas ao Executivo. Ocorrerá com a readequação de cargos já existentes.