NOTA DE ESCLARECIMENTO DO SENADOR HELIO JOSÉ

0
14

 

Em decorrência das publicações das matérias intituladas: ‘Senador Helio José Poderá Assumir O Comando Do PMDB-DF’ e ‘Se Depender De Filippelli, Helio José Não Será Candidato Ao Senado Pelo PMDB Em 2018’ publicadas nos dias 12 e 13 de janeiro, respectivamente, que fazem alusão à possibilidade de o parlamentar se tornar presidente do Partido. O senador Hélio José (PMDB-DF) vem por meio desta fazer, a este conceituado blog do Donny Silva, os seguintes esclarecimentos:

Embora o parlamentar entenda tais matérias como uma forma de reconhecimento do trabalho legislativo realizado no Senado Federal, em prol da população do Distrito Federal, Hélio José faz questão de esclarecer que não existe nenhuma disputa com o presidente do PMDB-DF, Nelson Tadeu Filippelli.

Presidência do PMDB-DF

O senador esclarece que compôs a legenda a convite da direção nacional do Partido, ocasião em que os membros da Executiva Nacional do PMDB deram a Hélio José a garantia de reeleição ao Senado Federal, desde que se confirme o reconhecimento da importância do trabalho realizado pelo parlamentar junto à população do DF. Isso com anuência de Filippelli e com o único intuito de manter o reforço da base do PMDB-DF no Congresso Nacional.

Na avaliação de Hélio José, a possibilidade de eventualmente se tornar dirigente do PMDB é uma questão de consequência, o que afasta a possibilidade de disputas internas ou tentativas de divisões ou enfraquecimento da Legenda.

Portanto o parlamentar reitera que, sob nenhuma hipótese, a adesão ao PMDB tem por objetivo enfraquecer ou dividir a legenda no DF e tampouco criar rusgas em relação a Filippelli, por quem nutre elevada estima e consideração.

Deputado distrital

Hélio José também observa que, embora tenha registrado candidatura para deputado distrital nas eleições de 2014, pelo PSD, em nenhum momento fez campanha ou chegou a pedir votos para concorrer a tal vaga.

O senador esclarece que, à época, apenas homologou tal registro junto ao Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF) porque existiam dúvidas sobre o possível apoio do PSD ao então candidato a governador do DF, Rodrigo Rollemberg (PSB). Isso antes mesmo da a coligação do PSD, PDT, Solidariedade (SD) e PSB ser consolidada.

Nesse contexto, Hélio José explica que foi um caminho natural ter homologado a candidatura à distrital. Porém, após a definição de apoio e na condição de suplente de Rollemberg, tal homologação se tornou inóqua.

O parlamentar afima ainda que, naquela ocasião, se limitou a apoiar Rollemberg e os candidatos do PSD à Câmara Legislativa, Câmara Federal e ao Executivo, uma vez que Renato Santana, um dos criadores do partido no DF, era o candidato a vice-governador.

 

 

 

 

RESPOSTA DO BLOG DONNY SILVA: Pelo texto acima, o senador tenta, em público, manter o clima de cordialidade com o presidente do PMDB-DF, Tadeu Filippelli. Mas nos bastidores, os rumores (e conversas) são outros. Pelo bem da liberdade de expressão, este Blog publicou na íntegra a Nota acima do senador Helio José. O tempo revelará quem tem razão: A nota acima, ou os fatos narrados nas duas matérias postadas por este conceituado blog.