O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) informa que vem atuando, em conjunto com a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), no combate a crimes relacionados a acessos ilegais ao sistema da autarquia.
No âmbito da Operação Backdoor, o Detran-DF esclarece que os fatos investigados dizem respeito ao uso indevido e fraudulento de credenciais individuais de servidores, acessadas de forma criminosa por terceiros, à revelia dos titulares e sem qualquer participação institucional.
Ressalte-se que a área de Segurança e Inteligência da autarquia, ao identificar indícios de irregularidades, comunicou a Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC), apresentado os relatórios e registros técnicos que deram início às apurações.
A autarquia mantém protocolos avançados de segurança, com monitoramento contínuo, trilhas de auditoria detalhadas e rastreabilidade completa dos acessos. Esses mecanismos permitiram identificar padrões anômalos, inconsistências e acessos suspeitos que têm subsidiado as autoridades policiais na investigação.
O diretor-geral do Detran-DF, Marcu Bellini, ressalta que o Departamento vem investindo em tecnologia, cruzamento de dados e ações de investigação.
“Seguimos focados em garantir a transparência e a segurança dos nossos sistemas, trabalhando junto às autoridades policiais e adotando todas as medidas necessárias para prevenir e coibir qualquer irregularidade. Agradecemos a parceria com a Polícia Civil do DF no combate a essas fraudes”, destaca o diretor-geral do Detran-DF.

