Nota do deputado Chico Vigilante

Segurança é um direito de todos e um dever da Polícia e do Estado

 

Como todo cidadão do Distrito Federal, estou muito preocupado com a escalda da violência na nossa cidade, com a população tornando-se refém do medo em função da ação da bandidagem, que mata, destrói famílias inteiras sem compaixão alguma, como é o caso do assassinato deste jovem trabalhador, amigo de todos, certamente, orgulho da família, um menino de 29 anos. O assassinato do Leonardo Almeida, em Águas Claras, manchete de todos os jornais de hoje (30), para mim é a gota d’água, o resultado da falta de ações preventivas, da ação fiscalizadora de quem deve trabalhar na prevenção da segurança do cidadão, a Polícia Militar do DF. A mesma Polícia que eu já elogiei tantas vezes pelo trabalho eficiente que faz quando quer.

 

A escalda do crime, da violência no DF é o resultado claro das políticas equivocadas, irresponsáveis, desordenadas, dos desgovernos passados e que perduraram por tanto tempo no DF. É necessário separar política partidária de polícia, de segurança pública. Quem ocupa cargos estratégicos de comando da segurança pública tem que ter como foco o bem-estar da população, a segurança dos moradores. Mas tem – se pensando mais em candidaturas do que em fazer a defesa do cidadão comum.

 

O Governo do Distrito Federal precisa reagir imediatamente. Necessita colocar alguém com pulso e autoridade para comandar a segurança pública da nossa cidade. Se necessário, convocar as Forças Armadas para ajudar a estancar o aumento da violência e resgatar a sensação de segurança para o cidadão, para que ele possa andar em sua comunidade como era antes, com a certeza de que está sendo guardado pela Polícia, que tem esse papel. Pelo Estado, que tem esse papel.

 

Brasil é a unidade da Federação de maior representação institucional do País. É a capital da República. Devemos pensar em soluções para a periferia, mas também para a zona central. Aqui estão as representações diplomáticas de outros países. A hora é esta! Não dá mais para esperar por um próximo assassinato.  O medo está estampado nos rostos das pessoas nas ruas, sendo debatido nas redes sociais. O clamor da sociedade é um só: a Polícia de prevenção fazendo o papel dela, que é garantir a segurança do cidadão.

Não adianta o secretário de Segurança divulgar os números da criminalidade e encher de pânico ainda mais a sociedade. Cabe a ele, sim, divulgar estatísticas, mas, especialmente, desenvolver estratégias para combater a criminalidade; cabe a ele pensar políticas públicas para derrubar esses números; cabe a ele trabalhar para garantir segurança, de fato.

 

Não dá mais para esperar. Medidas precisam ser tomadas imediatamente. Mas como conheço bem a sensibilidade do governador Agnelo Queiroz, tenho certeza absoluta, que já, nas próximas horas, serão anunciadas medidas estratégicas à altura do que espera e precisa a população do DF.

 

 

Deputado Chico Vigilante, líder do Bloco PT/PRB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui