Novo sistema de marcação de cirurgias no HBDF será apresentado nesta quarta-feira

0
16
 

Mais de 9 mil cirurgias foram realizadas no maior hospital do DF até setembro

 

 

O novo sistema de marcação de cirurgias do Hospital de Base do Distrito Federal será lançado nesta quarta-feira (04), às 11h, no Auditório do HBDF. O programa de gerenciamento de cirurgias foi criado pelos grupos de gestão e informatização do Hospital de Base, com o objetivo de gerir e organizar de forma mais eficiente os casos cirúrgicos.

O HBDF realizou, de janeiro a setembro deste ano, 9.010 cirurgias eletivas e de emergência, de diversas especialidades: Urologia; Ortopedia, Pediatria, Cirurgia Geral (que inclui as cirurgias ginecológicas, oncológicas, do aparelho digestivo), Otorrinolaringologia, Oftalmologia, Oncologia e Cabeça e Pescoço, entre outras.

Por meio de parceria entre a SES/DF e o Exército Brasileiro, em novembro 3.797 cirurgias eletivas foram lançadas no sistema que gere os prontuários de pacientes da rede pública de saúde. Até o fim do ano 3.900 cirurgias entrarão na gestão de cirurgias do HBDF.

No evento desta quarta-feira  serão apresentados aos gestores do HBDF, chefias, núcleos e gestores do Ministério da Saúde slides com números, organização do novo sistema, conteúdo, metodologia, forma de cadastramento e casos cirúrgicos. “O trabalho busca gerir da melhor forma os casos de cirurgias eletivas e agora vamos poder organizar de forma mais eficiente cada caso, de acordo com o tempo de espera, situação de gravidade e complexidade”, destaca Bruno Sarmento, chefe do Centro Cirúrgico do HBDF.

Segundo o especialista, os casos de maior complexidade serão atendidos no HBDF, por ser um hospital terciário. Já as cirurgias com menor grau de complexidade serão encaminhadas às outras regionais de saúde, de acordo com a especialidade. “A intenção é planejar o mapa de cirurgias eletivas no DF e melhor atender a população que aguarda por procedimentos”.

Por Alessandra Franco, da Agência Saúde DF

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui