Guerreira, a judoca brasileira Beatriz Souza conquistou duas medalhas olímpicas em um período de 24 horas: ouro no torneio individual na sexta-feira e bronze por equipes neste sábado (3).
Beatriz disputou a categoria feminina de peso-pesado, de mulheres com mais de 78 kg com a israelense Raz Hershko na decisão da medalha de ouro. Ela ocupa a quinta posição no ranking mundial.
Nascida em Peruíbe, litoral de São Paulo, Beatriz Souza, ou “Bia”, tem 26 anos de idade, tem 1,78m de altura e pesa cerca de 135kg (foi a terceira mais pesada da categoria em Paris). Atleta o clube Pinheiros, em São Paulo, ela é presença constante nos pódios das principais competições do esporte. Em Olimpíadas, a brasileira se tornou a primeira mulher brasileira estreante nos jogos a ser campeã em provas individuais.
A atleta é 3º sargento do Exército Brasileiro, integrando o time de atletas de alto rendimento do Ministério da Defesa. Além do esporte, a judoca também se dedica a estudar administração e é casada com o ex-jogador de basquete Daniel Souza, que teve passagens por clubes como o Vasco da Gama.
Beatriz Souza é militar e filha de militares, e foram justamente suas características que a levaram chegar ao topo.