Olimpíadas em cena: Especialista alerta para os cuidados com os olhos durante a prática esportiva

    0
    8


    As Olimpíadas começam a partir do dia 27 de julho, em Londres. Entre os assuntos levantados com a temporada dos jogos, um tema especial entra em pauta: os cuidados com os olhos durante a prática esportiva.  “As lesões oculares decorrentes da prática de esporte são mais comuns do que se imagina e devem ser levadas a sério”,destaca dr. Daniel Moon Lee, sócio-diretor do Hospital de Olhos INOB e chefe do departamento de Catarata e Implantes de Lentes da instituição.  “Uma bolada no rosto durante uma partida de futebol, por exemplo, pode trazer danos irreversíveis aos olhos, como descolamento de retina e lesões na córnea”, afirma o especialista, que atende diversos atletas – tanto profissionais como amadores – com traumas oculares.

    Segundo o médico, os esportes de contato como boxe e lutas marciais, têm um maior índice de trauma pela própria natureza do jogo. Outros esportes como basquete, futebol, squash e tênis também podem lesionar os olhos.“Uma bola de tênis pode alcançar cerca de 200 km/hora e, se atingir o olho, pode ocasionar danos graves, como hemorragia ou até descolamento de retinaUma das sugestões para evitar danos graves à saúde é o uso de óculos esportivos”, explica o médico, que afirma que o uso desse acessório é frequente apenas em  5% dos esportistas.

    Esses óculos especiais também são recomendados aos atletas expostos a altas doses de raios UV, como alpinistas, esquiadores, pescadores e velejadores. “A luz ultravioleta pode causar sensação de corpo estranho nos olhos, dor e irritação. Com a exposição prolongada, esses raios podem provocar lesões oculares, catarata e degenerações na retina”, explica o dr. Daniel. Para ele, a prevenção é a melhor conduta para que atletas evitem problemasUsar acessórios de proteção sempre é válido e mais seguro, além de visitar um oftalmologista periodicamente”, conclui o especialista.

    Serviço:

    Hospital de Olhos INOB

    www.inob.com.br

    Brasília

    SHLS 716 Centro Clínico Sul Torre II Térreo

    (61) 3298 6060

    Gama

    Quadra 1 Conjunto A Casa 10 Setor Sul

    (61) 3298 6061

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui