OPOSIÇÃO DEVE GOVERNAR METADE DOS ELEITORES

0
10
Deu na Folha de S. Paulo

Oposição deve governar metade dos eleitores

Se vencer nos Estados onde lidera a disputa, PSDB conquistará 47,5% do eleitorado; DEM administrará 4,9%

Se as pesquisas forem confirmadas, PSB vai crescer e pode governar até 15% do país, parcela similar às de PT e PMDB

Silvio Navarro

Se os resultados das últimas rodadas de pesquisas se confirmarem nas urnas, os dois principais partidos de oposição no plano federal -PSDB e DEM – administrarão 52% do eleitorado do país a partir de janeiro.

De acordo com os levantamentos, dos nove locais (oito Estados e o DF) onde as disputas serão resolvidas no segundo turno, apenas no Amapá e em Roraima foi registrada virada.

No Amapá, Camilo Capiberibe (PSB) passou Lucas Barreto (PTB) na fase final. Em Roraima, Anchieta Júnior (PSDB) passou à frente de Neudo Campos (PP), mas em cenário de empate técnico.

As pesquisas apontam empate também em GO e AL.

Em Goiás, Marconi Perillo (PSDB) tem vantagem numérica sobre Iris Rezende (PMDB), dentro da margem de erro. Em Alagoas, a leve dianteira é do atual governador Teotônio Vilela (PSDB) contra Ronaldo Lessa (PDT).

No melhor cenário para os tucanos, o partido terminaria como o campeão em eleitorado governado: 64 milhões de eleitores – 47,5% do total.

Ainda que ocorram viradas em Goiás e Alagoas, o patrimônio tucano não terá alterações significativas em razão das vitórias no primeiro turno nos dois maiores colégios eleitorais do país, São Paulo e Minas, e no Paraná.

Os tucanos tendem a crescer em comparação a 2006, quando conquistaram 43% do eleitorado.

A fatia da oposição ainda aumenta se somada as vitórias no turno inicial do DEM (4,9%): Santa Catarina e Rio Grande do Norte.

De acordo com as pesquisas, quem deve encolher é o PMDB, que governará para 15,3% do eleitorado, ante 22,8% em 2006. A baixa se explica pelo fim da gestão de Roberto Requião no Paraná – 5,5% do país.

O PT deve fechar a eleição com tamanho similar ao do PMDB: 15,7%.

Assinante do jornal leia mais em Oposição deve governar metade dos eleitores

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui