Nesta segunda-feira (4), a bancada de oposição na Câmara dos Deputados entrou com um pedido de impeachment do ministro Flávio Dino. O documento foi apresentado à Procuradoria Geral da República (PGR).
Os deputados alegam veementemente que Dino teria cometido crime de responsabilidade ao não enviar imagens do Ministério da Justiça e Segurança Pública à CPMI do 8 de Janeiro.
Com grande atraso, Dino enviou à CPMI as imagens de somente quatro das 185 câmeras de segurança do Ministério da Justiça. Ele alegou que as imagens ficam armazenadas por menos de 30 dias e, por esse motivo, não poderiam ser recuperadas. A oposição alega que o ministro mentiu ao apresentar a justificativa.
“A empresa responsável pela manutenção das câmeras já desmentiu Dino e informou que não há um prazo predeterminado para a exclusão das imagens. Ou seja, Dino está acobertando algo e atuando de forma ativa no caso, praticando o crime de Fraude Processual, segundo o Código Penal”, argumenta o deputado Evair Vieira de Melo.
O fato é que Flávio Dino tem muitas explicações a dar sobre o evento de 8 de janeiro. O que tanto o governo Lula tenta esconder?