PACIÊNCIA…

3
28

Do Correio Braziliense: Agnelo pede paciência aos administradores em relação à falta de servidores

 

Mara Puljiz

Saulo Araújo

Quatro dias após tomar posse como governador, Agnelo Queiroz (PT) reuniu os 30 administradores regionais nomeados para comandar as cidades do Distrito Federal. O encontro ocorreu às 18h de ontem no Palácio do Buriti, quando o chefe do Executivo pediu dedicação aos novos gestores e iniciativa para resolver os problemas. Agnelo pediu ainda paciência neste primeiro momento, uma vez que muitos cargos comissionados foram cortados e as administrações funcionam, por enquanto, com número insuficiente de servidores. “Esse governo veio para mudar e é isso que vamos fazer. Pretendemos rever o funcionamento de todas as administrações. É preciso descentralizar, dar mais autonomia aos administradores, pois eles são a parte do governo mais próxima com a população. Todo esse trabalho será feito de forma clara. Não vamos jogar nada para debaixo do tapete. Vamos encarar todos os problemas de frente”, afirmou o governador.

Existe a possibilidade de o número de comissionados ser maior do que o balanço inicial, que era de 18 mil. Na verdade, o quantitativo pode girar em torno dos 22 mil cargos de confiança. Além do corte de pessoal, é preciso organizar todo o sistema de informática e melhorar o acesso à internet, que é lento em quase todas as cidades. “Em algumas administrações está faltando funcionário, mas eles serão repostos o quanto antes. Detectamos casos em que um cargo com salário de R$ 5 mil era dividido em cinco de R$ 1 mil, um verdadeiro cabide de empregos”, disse a secretária de Comunicação, Samanta Sallum.

Para Samanta, esse também é o momento de rever o funcionamento das administrações a fim de evitar que elas continuem adotando medidas desnecessárias e que não são consideradas prioridades para a população.

Durante a reunião — finalizada por volta das 21h —, o governador pediu empenho dos administradores para cuidar das cidades, deixando-as livres do mato, dos buracos e do lixo. Outro ponto discutido pelo petista foi a resistência de alguns moradores em relação às indicações de seis nomes escolhidos para comandar as regiões administrativas do DF. A secretária de Comunicação afirmou que Agnelo encara a contestação da população com naturalidade, mas adiantou que, por enquanto, não haverá mudanças no time de gestores. “Alguns podem ser substituídos, mas não por pressão política, mas sim caso o novo administrador deixe de executar algum trabalho ou o serviço deixe a desejar de acordo com os interesses da comunidade”, garantiu.

Águas Claras
José Júlio de Oliveira (Sem partido)

 

Tem 61 anos. Administrador de empresas, funcionário público, é ex-prefeito comunitário de Águas Claras. Morador da cidade há 13 anos, ele é casado e tem dois filhos. José foi servidor da Secretaria de Educação, onde atuou como chefe de Recursos Humanos. Trabalhou na Secretaria de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia no governo Cristovam Buarque. O atual administrador de Águas Claras também foi gerente do Fundo de Assistência à Saúde da Câmara Legislativa do DF e assessor do deputado Chico Floresta. O último cargo que exerceu foi na assessoria do distrital Chico Leite (PT).

Brasília
Messias de Souza (PcdoB)
É advogado militante, vive e trabalha em Brasília desde 1985. Foi presidente regional e membro da Direção Nacional do PCdoB e secretário de Desenvolvimento Social do Governo Cristovam (1995/1998). Messias foi também chefe de gabinete do ministro da Coordenação Política de Lula, de 2004 a 2005, e assessor especial do ministro da Fazenda, Guido Mantega, de 2008 a 2010.

Brazlândia
José Luiz Ramos Sem partido)
Tem 56 anos e é procurador aposentado. Foi administrador da cidade e subsecretário de Trabalho do DF na gestão de Cristovam Buarque. Integrou a procuradoria da Fundação Hospitalar também durante o governo do atual senador reeleito.

Candangolândia
João Hermeto de Oliveira (PMDB)
Sargento da Polícia Militar, 44 anos, geógrafo, professor de geografia especializado em educação ambiental. Casado, dois filhos, mora na cidade há mais de 20 anos. É filiado ao PMDB e foi indicado pelo vice-governador, Tadeu Filippelli. Administrou, de 2007 a 2009, a Candangolândia. Ficou conhecido como o administrador da moto, por andar e trabalhar pela cidade sempre de motocicleta e não de carro.

 

Ceilândia
Aridelson Sebastião de Almeida (PT)
Tem 35 anos e é morador da cidade há 33 anos. É professor e foi secretário-geral do diretório regional do PT. É presidente do Ceilândia Esporte Clube e da Liga de Futebol de Ceilândia, além de diretor do movimento junino de quadrilhas da cidade. Aridelson é solteiro e não tem filhos.

Cruzeiro
Salin Siddartha Martins Diniz (PT)
Morador da cidade há 30 anos, é casado e pai de dois filhos. Siddartha é professor de língua portuguesa e mestre em linguística. Filiado ao PT desde 1984, atuou como líder comunitário e foi administrador do Cruzeiro entre agosto e outubro de 2010.

Estrutural
Maria do Socorro Torquato Fagundes (PT)
Professora da rede pública e leciona numa escola da Estrutural. Maria do Socorro de instituição em São Sebastião no governo Cristovam Buarque. Trabalhou na campanha de Agnelo Queiroz na coordenação da zonal do Guará. É mulher do presidente regional do PT-DF, Roberto Policarpo.

Gama
Adauto de Almeida Rodrigues (Sem partido)
Advogado e empresário do ramo da alimentação, mora no Gama há 33 anos. Tem 48 anos, é casado e tem dois filhos. Adauto não é filiado a nenhum partido. Ele é filiado à Associação Comercial, mas nunca assumiu nenhum cargo na entidade. Tem relação pessoal com Agnelo desde 1990.

Guará
Carlos Nogueira da Costa (PPS)
Formado em teologia, ficou conhecido na cidade por ser proprietário do Supermercado Amazonas. Tem 58 anos e foi fundador e presidente da Associação Comercial do Guará e sócio fundador da Associação de Supermercados de Brasília (ASBRA). Foi chefe da ouvidoria, diretor interino da Diretoria de Serviços (Diserv) e diretor de Administração Geral (DAG) da Administração do Guará. É uma indicação do deputado distrital reeleito Alírio Neto.

Itapoã
Gesiel Miguel da Silva (Sem partido)
Mora há cinco anos na cidade e é líder comunitário da região. Tem 36 anos e faz parte da Associação Cristã do Itapoã. É formado em teologia e conclui pós-graduação em psicopedagogia. Professor de teologia, é casado e tem uma filha. Coordenador de uma faculdade particular no Itapoã, ocupa seu primeiro cargo na política. Foi indicado pelo próprio governador.

Jardim Botânico
César Lacerda (PMDB)
Nascido em Pires do Rio (GO), foi eleito vereador do município aos 18 anos. Mudou-se para Brasília antes da inauguração da capital, em 16 de fevereiro de 1957, e é formado em economia pelo UniCeub. Morador do Lago Sul há mais de 35 anos, já foi convidado para comandar seis diferentes regionais: Santa Maria, Gama, Recanto das Emas, São Sebastião, Brasília e Riacho Fundo. César Lacerda, 75 anos, foi secretário de governo do Joaquim Roriz (PSC) e suplente de senador e deputado distrital por duas vezes consecutivas, de 1994 a 2002.

Lago Norte
Marcos Woortmann (PDT)
Cientista político, foi vice-presidente da Juventude do PDT-DF.

Lago Sul
Abdon Henrique
Empresário, foi administrador de Taguatinga e do Lago Sul no governo Cristovam Buarque.
Ex-presidente da Associação Comercial e Industrial de Taguatinga (Acit) e membro da Academia Taguatinguense de Letras.

Núcleo Bandeirante
Bruno Bierrenbach Bonetti (Sem partido)
Publicitário, comerciante. Sem partido. Veio do Rio de Janeiro, onde ajudou na campanha nacional do Partido dos Trabalhadores. Foi indicado pela deputada distrital Eliana Pedrosa (DEM).

São Sebastião
Janine Rodrigues Barbosa (Sem partido)
Bacharel em direito com especialização em administração legislativa, tem 42 anos. Foi chefe de gabinete da Administração do Itapoã e nos últimos dois anos trabalhou como assessora no gabinete da Secretaria de Segurança. É agente da Polícia Civil há 16 anos e já foi policial militar por três anos. É uma indicação do deputado distrital Agaciel Maia (PTC).

Planaltina
Nilvan Pereira de Vasconcellos (PPS)
Tem 37 anos e é natural de Ouricuri, Pernambuco. É casado e tem duas filhas. Chegou em Brasília em 1979. É formado em matemática e pós graduado em gestão escolar. Foi vice-diretor Caic de Planaltina e do Centro Educacional 01 de Planaltina (Centrão). No ano passado, Nilvan ganhou um prêmio de gestão como diretor do Centro Educacional Nossa Senhora de Fátima (Censfat) pelos projetos escolares desenvolvidos em 2008. Foi indicado para assumir o cargo de administrador pelo deputado distrital Claúdio Abrantes, que é do seu partido.

Paranoá
Carlos Antoneto (PT)
Também conhecido como “Professor Garibel”, foi candidato a deputado distrital. Formado em Química, tem 39 anos. É casado e tem um filho. Foi diretor do Sindicato dos Professores do DF (Sinpro) e integrou a Associação de Moradores do Paranoá.

Park Way
José Benevenuto Estrela (PT)
Tem 61 anos e é formado em direito. É servidor aposentado da Caixa Econômica Federal, onde exerceu o cargo de gerente de operações. Foi presidente do Conselho Fiscal da Associação dos Moradores do Park Way e é ex-conselheiro de meio ambiente e recursos hídricos do GDF. Ocupou o cargo de subsecretário de Apoio Operacional da Secretaria de Meio Ambiente do DF na gestão de José Roberto Arruda. Indicação do deputado Chico Leite (PT).

Recanto das Emas
Izaudete Carneiro de Souza Abrantes
Professora há 28 anos, foi diretora da Regional de Ensino do Recanto das Emas. Na secretaria de Educação, foi chefe de Recursos Humanos. Na gestão da ex-governadora Maria de Lourdes Abadia, atuou como secretária-executiva da Vice-Governadoria. Foi conselheira de educação e assessora da Regional de Ensino de Taguatinga. Em Goiás, atuou como secretária municipal de Educação de Planaltina de Goiás. Izaudete é casada e mãe três filhos e tem 51 anos. Mora em Taguatinga.

Riacho Fundo I
Artur da Cunha Nogueira
Tem 42 anos. É formado em gestão pública e em ciências políticas pela Universidade de Brasília (UnB). Foi indicado pelo distrital Cristiano Araújo (PTB). Mora na cidade há mais de 10 anos. É casado e tem um filho de dois anos. Empresário da área de conservação e segurança, foi administrador do Paranoá nos últimos dois anos.

Riacho Fundo II
Geralda Godinho (PT)
Ex-presidente do Sindicato dos Comerciários do DF, ela ocupava atualmente o cargo de secretária-geral da entidade. Atua no sindicato desde a década de 90

Samambaia
Risomar Carvalho da Silva (PT)
É formado em administração de empresas e tem pós-graduação em políticas públicas pela UnB. Mora em Samambaia desde 1989 e tem 39 anos. É vice-presidente do PT-DF. Foi chefe de gabinete do deputado federal José Airton Cirilo (PT-CE). Foi conselheiro de administração da Companhia de Habitação do DF. Atuou como titular do Conselho das Cidades do Ministério das Cidades e conselheiro de administração do Metrô-DF. Foi assessor parlamentar da Secretaria de Obras no Governo Cristovam Buarque.

Santa Maria
Márcio Gonçalves Ferreira (PMDB)
Tem 36 anos e é bacharel em direito. Em 1996, trabalhou como assessor de gabinete da Administração de Santa Maria. De 2003 a 2004, foi segurança da Câmara Legislativa do DF. Atualmente, mantém na cidade uma empresa de locação de trios elétricos e sonorização. É presidente da Associação Cultural Amigos de Santa Maria. Indicação do vice-governador, Tadeu Filipelli.

SIA
Saulo de Oliveira Duarte (PR)
É casado, tem quatro filhos, 50 anos. Natural de Anápolis (GO), veio para Brasília ainda pequeno. Formado em direito e teologia, Saulo é gestor público com mais de 30 anos de serviço. No governo de Cristovam Buarque, atuou nas secretarias de Fazenda e Planejamento, de Segurança Pública, de Gestão Administrativa, de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, de Cultura e foi secretário de Ciência e Tecnologia. Atuou ainda nos conselhos do comitês de Financiamento, de Atividade Produtiva do DF, de Gestão do Programa de Apoio ao Empreendimento Produtivo DF e de Regulamentação das Pequenas e Micro Empresas do DF.

Sobradinho
Maria América Menezes (PT)
Professora da rede pública do DF, foi chefe de gabinete do deputado Paulo Tadeu (PT) de 2005 a 2009. Tem 50 anos, e leciona desde 1990. É servidora da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), onde exerceu trabalhos sociais. Foi secretária da Comissão de Assuntos Especiais da Câmara Legislativa, do qual Paulo Tadeu era presidente. Em 2001, foi chefe de gabinete da 1ª secretaria da Câmara. Mora em Sobradinho há 40 anos e é mãe de três filhos.

Sobradinho II
Hamilton Alves da Cunha (Sem partido)
Nasceu em Abaeté (MG), tem 48 anos e é policial civil da delegacia da cidade. É casado, tem três filhas e é formado em direito. Mora em Sobradinho há 41 anos. Sem partido, Hamilton foi indicado pelo deputado distrital e ex-delegado da 35ª DP, Márcio Michel Alves.

Sudoeste/Octogonal
Marcelo Siciliano (Sem partido)
Trabalhou como chefe de gabinete em 1996 do então deputado João de Deus e foi assessor direto do então deputado Wigberto Tartuce, o Vigão. Nos últimos quatro anos, assessorou o distrital reeleito Raad Massouh. Tem 43 anos e foi indicado pelo próprio governador, com aval de Raad e do secretário de Governo, Paulo Tadeu (PT).

Taguatinga
Daniel de Castro (PSB)
Pastor evangélico, trabalhou como coordenador do núcleo evangélico na campanha de Agnelo ao GDF. Também foi sub-chefe do gabinete do deputado distrital Benedito Domingos (PP) e secretário da administração de Águas Lindas, em 2005.

Varjão
José Maria Martins dos Santos
Tem 35 anos e mora há 22 anos na região. Durante um ano, foi líder comunitário e conselheiro tutelar antes de assumir a Administração do Varjão. É formado em teologia e tem pós-graduado em gestão educacional. É ex-presidente da associação dos moradores da cidade, cargo que ocupou por três anos. É casado e tem duas filhas.

Vicente Pires
Maria Celeste Rego Liporoni (PT)
Artista plástica e pedagoga, 60 anos. Lecionou 25 anos na rede pública de ensino, onde também ocupou a diretoria da Centro de Ensino 15 de Taguatinga. É diretora da Associação de Moradores de Vicente Pires e integrante da Associação de Bordadeiras de Taguatinga. Foi indicada pelo secretário de Micro e Pequena Empresa e Economia Solidária, Dirsomar Chaves.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui