Projeto do deputado Rodrigo Delmasso (PTN) também garante o atendimento prioritário na rede pública
“As famílias de crianças com deficiência ou que padeçam de doença crônica do Distrito Federal, possuem o direito ao atendimento especial, de caráter multidisciplinar na rede pública de saúde”. É o que propõe um Projeto de Lei, em tramitação na Câmara Legislativa, de autoria do deputado Rodrigo Delmasso (PTN).
O projeto prevê que o atendimento especial proporcione a essas famílias assistência social, médica, psicológica, educacional e que as instrua a respeito das novas dificuldades. Para o deputado, muitas famílias sofrem com o preconceito quando descobrem a doença ou a deficiência. O que acaba prejudicando a relação familiar. “A família é a base da sociedade. E devemos sempre trabalhar para valorizá-la e protegê-la. Para isso, devemos prestar atenção e minimizar as dificuldades que possam prejudicá-la”, explica Delmasso.
Pela proposta, o sistema de saúde, ao diagnosticar algum caso, deve imediatamente orientar a família sobre a nova rotina, tratamentos, onde buscar informações, etc. À família, é garantido ainda, o pleno acesso aos serviços públicos como transporte, educação e tudo que for necessário ao desenvolvimento da criança.
Conforme o projeto, o governo fica obrigado a garantir à criança o acesso aos tratamentos necessários, eficazes ao bom desenvolvimento, inclusive, o acesso às diversas modalidades de ensino, que proporcionem uma abordagem adequada às necessidades especiais de aprendizagem. “Com esse projeto, vamos facilitar um pouco a vida dessas famílias que já passam por muitas dificuldades”, observa Delmasso.
Fonte: Donny Silva