PADRE MOACIR ANASTÁCIO Lava Jato: Sergio Moro pegou o que dom Sérgio não enxergou? Quem acreditará em dom Sergio?

O Padre Moacir Anastácio confessou, em nota à imprensa, que políticos faziam pedidos de doação financeira às empreiteiras para edificação de suas obras

PADRES QUE BUSCAM REFORMAS NA DIOCESEA//FOTO:ARQUIVO

Que queres que eu te faça? Que eu veja, Senhor! Vê! Tua Fé te salvou! Esse diálogo se deu em Lucas 18:41 e foi travado entre Jesus e um cego. Esse diálogo deve, para os cristãos, ser algo recorrente. Devemos pedir que Jesus nos abra os olhos, que nos mostre o caminho e ilumine os passos seguintes de nossa existência. Esse diálogo consta da página inicial do site da comunidade católica Renascidos em Pentecostes, chefiado pelo famoso padre Moacir Anastácio. …

 

O Padre Moacir Anastácio confessou, em nota à imprensa, que políticos faziam pedidos de doação financeira às empreiteiras para edificação de suas obras. Disse que recebeu dinheiro da OAS à pedido de Gim Argello. Segundo o Padre Moacir Anastácio, o então Deputado Distrital Washington Mesquita, que era muito próximo ao padre e que só foi eleito graças ao apoio do Padre Moacir, se ofereceu para conseguir patrocinadores para os eventos da paróquia. O Deputado Distrital Washington Mesquita pediu ao “ilustre ex-senador da república Dr. Jorge Argello, que não mediu esforços para atender às necessidades da nossa paróquia, procurando a empresa OAS, que se dispôs a fazer uma ‘doação’ para a festa de Pentecostes”. Além da OAS, a construtora ANDRADE GUTIERREZ efetuou uma doação de R$ 300.000,00, intermediada pelo então Governador Agnelo Queiroz.

 

Santa inocência! A relação promiscua entre políticos e construtoras, não é de hoje ou de ontem, é denunciada nos meios de imprensa. Em 2014, época das doações, em todos os veículos de comunicação já se falava na operação Lava-Jato e nos superfaturamentos das obras destinadas à Copa do Mundo. O padre Moacir Anastácio, todavia, não enxergou problemas nesta relação. Pior, depois de todos os fatos já revelados durante a operação Lava-Jato, não achou prudente comunicar as autoridades competentes acerca de tais depósitos.

 

Em um dos itens da nota à imprensa, o Padre Moacir Anastácio, de forma direta, diz que a ARQUIDIOCESE DE BRASÍLIA sempre soube das doações e da forma de recebimento das doações.

 

É sabido que todos os meses os padres da Diocese enviam os extratos bancários à Cúria, para inspeção. Tal fato reforça o teor da nota, no sentido de que a ARQUIDIOCESE DE BRASÍLIA, chefiada por Dom Sérgio da rocha, sabia dos vultosos aportes de dinheiro. Será que nunca perguntou de ondem provinham doações tão generosas? Será que ao ser informado que a OAS e a ANDRADE GUTIERREZ foram tomadas pelo espírito cristão da generosidade não ficou desconfiado?

Muito estranho que tudo isso tenha acontecido e que o Bispo Sérgio da Rocha não tenha se inteirado do assunto.

 

Mas, é bom destacar, não é apenas na paróquia do padre Moacir Anastácio que o dinheiro corre frouxo. A relação de outras paróquias com o poder político e empresarial também chamam atenção.

 

Próximo à Ermida Dom Bosco existe o Seminário Redemptoris Matter, que, diversamente do outro Seminário de Brasília, não tem problemas financeiros. Dizem que se sustentam com as doações do Caminho Neocatecumenal. De fato, no primeiro escrutínio, mais especificamente no Shemá, os fieis doam quantidades expressivas de dinheiro. Funciona assim, no primeiro escrutínio, realizados depois de 02 anos da formação de comunidades do Caminho Neocatecumenal, os participantes são chamados à despojar, a vender todos os bens e dar aos pobres. No Shemá, que é um encontro de 03 dias, são convidados a doar uma parte dos bens despojados ao Seminário Redemptoris Matter. Todavia, os valores arrecadados não parecem ser suficientes para sustentar o luxo Neocatecumenal. No segundo escrutínio, os participantes passam a ter que pagar o dízimo à comunidade. Uma parte vai para os interesses do Caminho. Não existe contabilidade de tal dinheiro. Mesmo contando com tal aporte financeiro, não parece ser suficiente para sustentar as viagens internacionais em classe executiva e a construção de verdadeiros palacetes.

 

Também se vê, no Caminho Neocatecumenal, uma forte relação com alguns políticos. O Deputado Distrital Agaciel Maia e a família Canhedo são alguns exemplos. E também se vê construções luxuosas, como as erguidas na asa norte (Paróquia Nossa Senhora da Esperança) no Paranoá (Santa Maria dos Pobres) e em Taguatinga (Ressureição). Também é suntuosa a obra em andamento em Águas Claras (Nossa Senhora da Assunção). No Sudoeste, a obra da paróquia São Pio, dizem, será um monumento que fará com que a Catedral seja comparada a uma mera “capelinha”. Dizem que será a futura Catedral do Caminho Neocatecumenal.

 

Em todas elas, a exemplo do que acontece na paróquia do Padre Moacir Anastácio, se vê o dinheiro surgir com facilidade. Alguns dos padres vinculados a estas paróquias se regozijam em restaurantes de luxo e em viagens de lazer ao exterior. Muitos padres suspeitam de que dinheiro de origem duvidosa ingressa em tais templos. E o Bispo, nada apura, nada vê, nada sabe…até parece um certo Ex-presidente da República.

Agora, com as incômodas revelações sobre as doações recebidas pela paróquia do Padre Moacir Anastácio, o Bispo de Brasília, Dom Sérgio da Rocha, deveria proceder a uma firme movimentação de todo o clero. Permitir que alguns padres se acomodem em paróquias muito ricas é permitir que se exponham à tentação da corrupção. Auditando as constas de determinadas paróquias e de certos “carismas”, assumindo o controle da Diocese, provavelmente verá que muitos que dizem ser pastores, na verdade são lobos transvestidos em pele de cordeiro e gazelas.

 

Enfim, que Dom Sérgio da Rocha trave, com Jesus, um diálogo que lhe permita enxergar e ver algumas das mazelas que contaminam a Diocese. Melhor, ademais, que trave tal diálogo com Jesus, manso e misericordioso, do que com a polícia, que nem sempre é mansa e que não costuma ter misericórdia com os que são coniventes com coisas que não são de Deus.

Fonte: Blog do Sombra

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui