Papacones

1
12

Em relação à matéria do CB do último dia 5 sobre a aquisição de papacones quero esclarecer, a bem da verdade que: 1) o DER não adquiriu papacones. Infelizmente, acatando decisão do TCDF (3 votos a 2), o DER não adquiriu os equipamentos.

Desde 2013, buscamos adquirir 3 caminhões com dispositivo para colocar e retirar cones nas rodovias. A finalidade deste dispositivo é automatizar o serviço que hoje é feito com servidores em condições que consideramos não ideais. Operações como a colocação e retirada de cones em 5 quilômetros da descida do Colorado, um quilômetro na estrutural e dois quilômetros na BR-070, são feitas por servidores que tem que concorrer com o trânsito de veículos.

Além desta operação que é feita diariamente, há serviços de sinalização de corridas e outros eventos em que precisamos conificar faixas em grande extensão. O equipamento já é utilizado em outras rodovias como em concessionárias em SP. Além de permitir a automatização do serviço, diminui o tempo para implantação do dispositivo. Embora discordando do posicionamento do TCDF acatamos a decisão e não efetuamos a compra do dispositivo.

O CB publicou uma série de mentiras sem ouvir uma das fontes, no caso o DER/DF. Primeiro, não efetuamos a compra. Segundo, o recurso que estava disponível para compra não era de IMPOSTOS mas sim oriundos das multas de trânsito as quais só podem ser utilizadas com educação, segurança viária e policiamento/fiscalização. Terceiro, o preço que o DER conseguiu no pregão eletrônico, portanto uma licitação pública, foi de R$ 430.000,00 (caminhão e o equipamento) e não R$ 469.000,00.

Frustada a tentativa da compra do equipamento por um motivo que discordamos, entendo que o DER deve fazer, no próximo ano, uma nova tentativa de aquisição do equipamento para que possamos prover os servidores de um equipamento eficiente além de efetuar com mais eficácia as operações que beneficiam milhares de pessoas diariamente.
Obrigado.
Murilo de Melo Santos
Superintenente de Trânsito DER/DF

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui