Parceria entre SUS/DF e Universidade Católica vai ampliar cirurgias cardiovasculares

0
16
ICDF_rafaelCATLICA_SES

Contrato da SES com ICDF garante assistência aos pacientes do SUS

 

Termo de cooperação assinado na manhã desta terça-feira, 3, entre a Universidade Católica de Brasília (UCB) e o Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF) vai ampliar a oferta de serviços na área cardiovascular à população brasiliense, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Com a parceria, o instituto, que hoje faz 85 cirurgias por mês, passará a realizar 160 procedimentos, distribuindo os atendimentos entre a sede – localizada no Cruzeiro Novo – e o Hospital Universitário da UCB, em Taguatinga Sul. 

“A parceria vai trazer a excelência da Universidade Católica para o SUS e representa para a Secretaria de Saúde a oportunidade de ampliar seu leque de serviços”, destaca o secretário de Saúde, Rafael Babosa. Segundo ele, isso será possível porque a SES mantem contrato de prestação de serviços com o Instituto de Cardiologia para a assistência dos pacientes da rede pública na área cardiovascular e transplantes.

“Este é um momento muito importante para a Universidade Católica de Brasília, estamos firmando um convênio que inaugura uma nova etapa na área de pesquisa e da assistência”, ressalta o reitor da UCB, Afonso Galvão. Para o superintendente do ICDF, João Gabbardo, a parceria vai ampliar o espaço de atuação da instituição, descentralizando o seu atendimento.

O Instituto de Cardiologia será responsável pela gestão do Hospital Universitário da Católica, enquanto a UCB fica responsável pela área acadêmica das duas instituições. O ICDF vai promover obras no Hospital Universitário para oferecer um centro cirúrgico com três salas e uma sala de hemodinâmica, 20 leitos de terapia intensiva e pelo menos 30 leitos de internação. Nesse espaço, os profissionais do ICDF vão realizar as cirurgias cardiovasculares e torácicas em pacientes encaminhados pela Secretaria de Saúde.

Com a parceria, o IC poderá se consolidar como hospital de ensino, ampliando possibilidades de cursos de residência em suas instalações nas áreas de cirurgia cardiovascular, anestesia e transplante. Segundo o termo, os alunos dos cursos da área de saúde da UCB poderão realizar estágio supervisionado nas dependências do Instituto de Cardiologia.

Por Celi Gomes, da Agência Saúde DF

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui