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    Participa DF alcança 81% de satisfação entre usuários

    Índices do sistema utilizado pela Ouvidoria do GDF tiveram melhora de 2022 para 2023

    Participa DF, sistema utilizado pela Ouvidoria do Governo do Distrito Federal (GDF) para atender o cidadão pela internet, está com 81% de índice de satisfação em 2023. A avaliação, que é feita diretamente por quem utiliza esse canal, teve um aumento considerável: em 2022, o sistema da Ouvidoria tinha índice de satisfação de 75%.

    “A Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) desenvolveu o Participa DF com recursos próprios e com a expertise dos servidores que atuam no órgão”, lembra o controlador-geral do DF, Daniel Lima. “Ele vem para incentivar o cidadão a participar do governo de forma ativa. Temos trabalhado para melhorar ainda mais o Participa DF para facilitar cada vez mais o acesso do cidadão ao governo. A IZA, inteligência artificial da Ouvidoria, veio justamente para prestar esse auxílio, facilitando o registro e incentivando a participação das pessoas.”

    Este ano, os índices da Ouvidoria do GDF vêm melhorando. A satisfação com o serviço subiu de 61%, em 2022, para 72%, em 2023. Já o índice de recomendação foi de 69% para 76%. A satisfação com o atendimento subiu de 64% para 74%, e a satisfação com a resposta, de 45% para 59%.

    A pesquisa de satisfação do serviço de Ouvidoria somente pode ser feita pelo autoatendimento na internet, e a avaliação é opcional. Nas respostas, as pessoas têm manifestado satisfação com o novo formato do canal.

    Indicativos

    No GDF, o serviço é executado em rede composta por 131 ouvidorias  seccionais, que contam com cerca de 400 servidores atuando na resposta ao cidadão. A Rede de Ouvidorias do GDF é gerida pela Ouvidoria-Geral do Distrito Federal, unidade da CGDF.

    A ouvidora-geral do DF, Cecília Fonseca, atenta que os indicadores encaminham elogios e sugestões com base na própria experiência. “Esses índices são dinâmicos, porque cada vez que um cidadão avalia, o percentual pode ser alterado”, aponta. “Além disso, o valor é agregado, porque atuamos de forma colaborativa e conjunta, o que significa que o desempenho de uma ouvidoria específica interfere no desempenho de toda a rede de ouvidorias”.

    Além do Participa DF e do atendimento presencial nas ouvidorias especializadas, o outro canal da Ouvidoria é a Central 162, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h; e sábado, domingo e feriados, das 8h às 18h.

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