Por Ricardo Ferreira
Acompanhado do jornalista e candidato a deputado distrital Donny Silva, o candidato do PSD ao GDF, Paulo Octávio recebeu, nesta segunda-feira (19), a “Pauta da Indústria 2023-2026 – Diretrizes para o desenvolvimento industrial do DF”, entregue pela direção da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra).
O documento contém as demandas do setor e contempla três dimensões estratégicas: Infraestrutura e Marcos Regulatórios; Melhoria do Ambiente de Negócios e Ecossistema de Inovação; e Transferência Tecnológica. São 12 diretrizes, organizadas cronologicamente pelo nível de urgência e de viabilidade de execução.
O texto apresenta uma demanda principal: a implantação da Política de Desenvolvimento Sustentável do DF, obrigação prevista no Zoneamento Ecológico-Econômico do DF (ZEE-DF). Estiveram presentes na reunião o presidente da Fibra, Jamal Jorge Bittar, e os diretores Elson Ribeiro e Póvoa, Graciomário de Queiroz, Paulo Eduardo e Fernando Japiassu. Eles também receberam cópias do Plano de 55 Metas que vão nortear o governo de Paulo Octávio.
Para Jamal Bittar, o documento da Fibra “reafirma a importância do fortalecimento do setor industrial como base da economia local”. A posição é compartilhada por Paulo Octávio, que vê o ambiente atual como mais propício para o desenvolvimento industrial do DF. “A indústria, se estruturada, vai gerar os empregos que o DF precisa. Por isso, nosso plano é fazer com que os polos funcionem efetivamente nas cidades”, completou.
Para Donny Silva, a iniciativa da FIBRA merece elogios. “A proposta da FIBRA é merecedora de aplausos. Não se deve complicar a vida de quem deseja criar emprego e renda no DF. Tem muitas indústrias que desejam investir aqui, mas a burocracia é irritante regada a uma letargia sem fim, numa politicagem absurda. Precisamos atrair grandes empresas não poluentes para o DF, e a FIBRA apresenta propostas estratégicas em 12 diretrizes, que deverão ser apreciadas e aplicadas no futuro governo de Paulo Octávio, reconhecido gestor que conhece a importância do empresariado que gera empregos e renda ao Distrito Federal. É necessário valorizar e fortalecer nossas indústrias, nosso comércio”, afirma o conhecido jornalista.
Confira reportagem do DF2: