Plano de preservação de áreas de Brasília é tema de debate promovido pelo SINARQ-DF

0
5

Bras�a

Você sabe o que significa PPCUB? A preocupação com a conservação de Brasília vem desde 1960, quando a cidade foi construída. Reconhecida como patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO e tombada como patrimônio histórico, a capital federal precisa que os critérios de proteção do seu conjunto urbano sejam seguidos para que sua população tenha melhor qualidade de vida. É para isso que foi criado o Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB). Aprovado em março de 2014, ele define as regras para ocupação das áreas tombadas no Distrito Federal e compreende terrenos no Plano Piloto, Candangolândia, Sudoeste, Cruzeiro e Octogonal. Se você quer saber mais sobre o assunto e os efeitos deste plano para a cidade, basta participar da próxima edição do projeto Arquitetura no Deck Norte. Promovido pelo Sindicato dos Arquitetos do Distrito Federal (SINARQ-DF), o encontro acontece nesta sexta-feira, 27/02, às 18h30, na praça de alimentação do Shopping Deck Norte.

Convidada especial desta edição, a arquiteta e urbanista Vera Ramos vai conduzir o debate e tirar dúvidas sobre o tema. “O PPCUB deve estabelecer regras claras para que seu entendimento, aplicação e fiscalização ocorram devidamente. Além da legislação de proteção, é imprescindível que a legislação de uso e ocupação do solo e o planejamento urbano sejam utilizados como instrumentos de proteção. Esses aspectos são da maior importância para a gestão do patrimônio. Da forma como está, o PPCUB promove adensamentos em vários setores e loteamento em áreas verdes públicas, agravando problemas existentes, como a impermeabilização do solo, o trânsito, a falta de estacionamentos e demandas por energia, abastecimento de água e drenagem pluvial”, explica vera.

De acordo com Elza Kunze Bastos, diretora do SINARQ-DF, o objetivo do encontro é promover a cidadania por meio do conhecimento. “É muito importante que a população saiba o que realmente é o PPCUB e como ele pode impactar a sociedade. Somente por meio do conhecimento e da participação de todos é que podemos construir uma cidade melhor para viver”, afirma Elza.

Evento gratuito e aberto ao público.

Serviço:

Arquitetura no Deck Norte – 2ª edição.

Data: 27/02.

Horário: 18h30.

Local: Praça de alimentação do Shopping Deck Norte – Lago Norte.

Mais informações: (61) 3347-8889 ou pelo e-mail: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui