Por que Izalci insiste em ser candidato ao governo?

O blog teve acesso a uma pesquisa do instituto Iveritas que mostra o óbvio: o projeto do senador Izalci (PSDB) de ser governador é um navio naufragando. Em três anos no Senado e desde eleito se apresentando como pré-candidato ao Palácio do Buriti, o tucano não deslancha. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número: DF – 01748/2022 11/07/2022. Foram entrevistados 1.642 eleitores de forma presencial de 28 de junho a 01 de julho de 2022.

Izalci tenta controlar a federação PSDB-Cidadania no Distrito Federal. Mas a voz do povo já o impôs uma derrota. No cenário em que ele e a deputada federal Paula Belmonte aparecem na disputa, a presidente do Cidadania leva a melhor, de acordo com a pesquisa Iveritas.

Paula sequer se coloca na disputa ao governo, mas, mesmo assim, aparece com 7,2% das intenções de voto, contra 4,3% de Izalci. A pesquisa é liderada pelo governador Ibaneis Rocha e pelo ex-governador José Roberto Arruda, mas esse e vários outros levantamentos já mostraram que ambos têm rejeição alta.

É um contexto que pode favorecer candidatos com baixa rejeição. Nesse quesito, Paula Belmonte também está em vantagem. É rejeitada por 1,3% dos eleitores, enquanto Izalci possui uma rejeição de 5,7%.

Na semana passada, o diretório local da federação PSDB-Cidadania formou o colegiado, por ordem da direção nacional. Conforme o estatuto, o Cidadania teve mais votos para deputado federal na eleição de 2018 e, portanto, conseguiu o direito de ter maioria na composição, com 70%.

Fragilizado e sem alianças, o senador tucano insiste em lutar contra os fatos. A pergunta que fica é: por que Izalci quer tanto ser candidato?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui