MAIS
    HomeDistrito FederalPré-conferências Macrorregionais se encerram com fala motivadora do secretário de Cultura do...

    Pré-conferências Macrorregionais se encerram com fala motivadora do secretário de Cultura do DF

    O objetivo desta etapa foi discutir as prioridades da cultura do DF, como preparo para a 6ª Conferência Distrital de Cultura, que ocorrerá no final deste mês, no auditório da Câmara Legislativa do DF

     

    A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec-DF) concluiu na quarta-feira (17) as Pré-conferências Macrorregionais, marcando um importante passo na preparação para a 6ª Conferência Distrital de Cultura. O evento reuniu participantes e delegados das diversas Regiões Administrativas (RAs), proporcionando um espaço para debates significativos sobre temas cruciais para a cultura do Distrito Federal.

    O secretário de Cultura do Distrito Federal, Cláudio Abrantes, destacou a importância do processo de escuta ativa durante as pré-conferências, reconhecendo os desafios inerentes ao contexto, mas ressaltando o resultado positivo diante das intensas discussões e do comprometimento demonstrado. Em sua fala, Abrantes enfatizou o papel fundamental da sociedade civil, da comissão e das contribuições individuais na construção desse espaço de diálogo e proposições.

    “É um processo de escuta ativa, e embora estejamos atentos, muitas vezes enfrentamos desafios para concretizar o que é proposto, devido às limitações inerentes ao contexto do Estado. No entanto, diante das discussões e do comprometimento demonstrado, o resultado se revela positivo. Estou extremamente satisfeito por contribuir com um trabalho desse tipo. Vale ressaltar o esforço contínuo dessa equipe ao longo do tempo para tornar isso possível. A Secretaria cumpre sua obrigação e responsabilidades, mas a participação ativa da comissão, envolvendo a sociedade civil, juntamente com as contribuições das pessoas que trabalham no sentido de promover esse espaço de diálogo e proposições, nos faz nutrir expectativas de avanço”, destacou o secretário.

    Durante as pré-conferências, foram debatidas as demandas relacionadas aos seis eixos do texto base do Ministério da Cultura (Minc). Questões como institucionalização, marcos legais, sistema nacional de cultura, democratização do acesso à cultura, identidade, patrimônio, memória, diversidade cultural, transversalidades de gênero, raça, acessibilidade na política cultural, economia criativa, trabalho, renda, sustentabilidade, direito às artes e às linguagens digitais estiveram em foco.

    A etapa preparatória encerra-se como uma antecipação vibrante ao grande evento, que ocorrerá nos dias 27 e 28 deste mês, a 6ª Conferência Distrital de Cultura. Abrantes expressou a esperança de celebrar de maneira digna as discussões, refletindo a rica cultura do Distrito Federal. Ele enfatizou a importância de alcançar a valorização desejada para todos aqueles que contribuem para a cultura local.

     

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Deve ler

    spot_img