Presidente da CAS visita projeto social de irmã Dulce

1
9

A presidente da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) da Câmara Legislativa, deputada Liliane Roriz (PRTB), visita nesta sexta-feira (16) a cidade de Salvador, onde se encontra às 14h com a superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), Maria Rita Pontes. O objetivo da visita é conhecer de perto a estrutura e o funcionamento da instituição, que hoje é responsável por 49% da assistência à saúde na capital baiana.

Sobrinha de irmã Dulce, Maria Rita Pontes foi escolhida como sucessora do trabalho criado pela freira baiana e ficou responsável pela profissionalização do trabalho social realizado em Salvador, um dos mais conhecidos do Brasil. Para se ter ideia, dos 180 mil atendimentos em 1992, ano em que Irmã Dulce morreu, a Osid passou para mais de 5 milhões nos últimos anos. Os voluntários, que eram apenas 21, hoje são mais de 240, que se somam aos 3.850 funcionários das 17 unidades administradas pela instituição.

“É um exemplo de trabalho social que deu certo e que poderia ser ampliado. Envolver a sociedade civil na luta pela garantia dos direitos do cidadão é uma receita que deu certo na Bahia e que pode dar certo aqui também”, afirmou a parlamentar. A visita se deu após a deputada manifestar o interesse de ampliar o trabalho social deixado pela freira.

De alguns anos para cá, a instituição vem ampliando o alcance de seus serviços e já ultrapassou a marca dos 4 milhões de atendimentos anuais a usuários do SUS, idosos, portadores de deficiências e de deformidades craniofaciais, pacientes sociais e crianças e adolescentes em situação de risco social.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui