MAIS
    spot_imgspot_img
    HomeDistrito FederalPresidente da CLDF defende cooperação com EUA para aprimorar sistema prisional

    Presidente da CLDF defende cooperação com EUA para aprimorar sistema prisional

    Durante visita da embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Liliana Ayalde, à Câmara Legislativa na tarde desta quinta-feira (19), a presidente da Casa, deputada Celina Leão (PDT), elogiou o projeto de reinserção aplicado no sistema prisional da Califórnia e disse almejar a implantação de experiência semelhante nas prisões do DF. “Os presídios se sustentam, um deles chegou a dar 23 milhões de dólares de lucro. Todos os presidiários trabalham, e o índice de reincidência é muito baixo”, destacou a distrital, defendendo um projeto de cooperação com os EUA.

    Segundo a distrital, o sistema prisional do DF conta com 14 mil presos, os quais “saem pior do que quando entraram”. Ela lamentou o fato de o sistema não capacitar os presidiários, dificultando a reintegração social. De acordo com Celina, a proposta de uma cooperação com os EUA chegou a ser cogitada em 2013 junto ao governo local, mas não prosperou por falta de interesse do então governador.

    A embaixadora dos EUA demonstrou interesse em retomar o debate, mas ressaltou que a questão prisional continua sendo um desafio em seu país também. Além disso, Ayalde se colocou à disposição para parcerias em diversas outras áreas, como no intercâmbio entre as casas legislativas dos EUA e do Brasil.

    Cultura – Presente no encontro, o deputado Cláudio Abrantes (Rede) elogiou a atuação do Estado norte-americano no que concerne ao estímulo à cultura. Ele destacou a estrutura da The Juilliard School, em Nova York, e lamentou o abandono da Escola de Música de Brasília. O distrital aproveitou para entregar para a embaixadora um exemplar da revista “Traços”, que em sua primeira edição traz na capa o compositor Hamilton de Holanda. Conforme explicou Abrantes, a publicação está sendo vendida por 50 moradores de rua em pontos culturais da cidade. De cada R$5,00 – que é o preço da revista – o vendedor fica com R$ 4,00. Ayalde disse que irá apresentar o projeto da revista à área de cultura da embaixada.

    Também acompanhou a reunião o deputado Bispo Renato (PR).

    A embaixadora – Nascida em Maryland, Liliana Ayalde tem bacharelado em Artes pela Faculdade de Estudos Internacionais da Universidade Americana em Washington e mestrado em Saúde Pública pela Universidade Tulane, na Louisiana. Ela iniciou sua carreira no serviço de relações exteriores em 1982, em Daca, Bangladesh.

     

    Fonte: CLDF

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Deve ler