“Compreendemos que toda transição causa transtornos, mas, diante da grande procura de usuários destes planos, a Escola do Consumidor vai até o cidadão para orientá-lo com os repasses de informação e apurar denúncias de recusa de atendimento”, explicou Todi Moreno, diretor do Procon-DF.
Na última sexta-feira (18/10), a autarquia recebeu o gerente da consultoria jurídica da Unimed-Rio, Paulo Cantalice, que prestou informações sobre o processo de transição dos planos.
A Unimed-Rio adquiriu a carteira de clientes Pessoa Física, particulares e familiares da Golden Cross e, desde o dia 1º de outubro, clientes da Golden Cross passaram a ser atendidos automaticamente pela Unimed-Rio.
Para a efetivação da operação, algumas regras foram definidas pela Agência Nacional de Saúde (ANS) e por meio de termo de cooperação entre as operadoras.
Na transação, foi acordada a manutenção das mesmas condições contratuais de todos os clientes, com a migração dos usuários para categorias de planos equivalentes ao anterior.
Como condição para aprovação da transação, a Unimed-Rio tem a obrigação de manter os contratos vigentes e a mesma rede hospitalar fornecida pela Golden Cross.
Já o atendimento ambulatorial, que inclui exames laboratoriais e consultas, será garantido pela Unimed-Rio apenas até 30 de novembro.
Passado este prazo, o usuário deve buscar atendimento ambulatorial nos prestadores credenciados pela Unimed-Rio.
No endereço www.unimedrio.com.br/souunimed, os beneficiários podem encontrar informações sobre hospitais, laboratórios e profissionais credenciados, sanar dúvidas e consultar a tabela de antigos planos Golden Cross e os correspondentes na Unimed-Rio.
Os consumidores que se sentirem lesados devem procurar a unidade móvel disponível nas imediações do Setor Hospitalar Sul ou um dos nove postos do Procon-DF. Confira os endereços: http://www.procon.df.gov.br/postos-de-atendimento.html.
Para o atendimento, o consumidor deve estar munido de cópias de carteira de identidade, CPF e comprovante da relação de consumo, como nota fiscal, boletos pagos, protocolo de reclamação e cópia do contrato de prestação de serviço, dentre outros. Para reclamar por outra pessoa, é necessário procuração.
SERVIÇO
Procon Móvel atende no Setor Hospitalar Sul
Quando: 21/10 a 25/10
Horário: 9h às 17h