Projeto ‘Arte na Rua – Riacho em Movimento’ realiza oficinas gratuitas na Vila dos Cegos

Inscrições estão abertas e o público poderá optar entre aulas de capoeira, maculelê e ballet

A Escola Cultural Capoeira Fio da Navalha inicia, a partir de sábado (6), uma temporada de oficinas de formação para crianças e adolescentes no Riacho Fundo II. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas presencialmente ou pelo telefone 61 99820-4897, enquanto houver vagas. Ao todo, o projeto ‘Arte na Rua – Riacho em Movimento’ pretende atender 100 jovens da região, ao longo de seis meses.

Com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC), as aulas serão realizadas na QN16, do Riacho Fundo II, conhecida como Vila dos Cegos, em um espaço já adaptado para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. “O trabalho não é dirigido somente a pessoas com deficiência visual, mas também queremos formar turmas que atendam a necessidade de acesso à cultura por crianças e adolescentes da região, que possuam algum tipo de deficiência”, explica Diogo Ramos, conhecido como Baleinha e proponente do projeto.

As aulas de Capoeira ocorrerão às quintas-feiras, às 20h. Aos sábados, serão realizadas as aulas de Ballet (às 09h), de Maculelê (às 10h) e de Capoeira (às 11h).

O grupo de cultura popular Fio da Navalha, desenvolve, há 12 anos, um trabalho sociocultural por meio de oficinas culturais, contemplando moradores da Cidade Estrutural e de Samambaia. De acordo com Leandro Araújo, o Cabeça, que é arte educador de Maculelê e Puxada de Rede, ações como essas têm o poder de elevar a autoestima, o senso de pertencimento e a possibilidade de apropriação de uma cultura rica e vibrante, como a cultura popular.

“Inserir a arte como principal forma de entretenimento no cotidiano dessas crianças e adolescentes é fundamental para desviar a atenção das ruas. Além de suprir essa carência, garimpamos talentos da periferia que não têm oportunidade de produzir ou consumir bens culturais, criando possibilidades para profissionalização”, destaca Araújo.

As oficinas de arte e formação da Escola Cultural Capoeira Fio da Navalha são realizadas com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal e apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF e da Agenda Cultural Brasília.

SERVIÇO:

Arte na Rua – Riacho em Movimento

Quando: aulas a partir de 06/04

Inscrições abertas presencialmente ou pelo telefone 61 99820-4897

Onde: QN 16, conj 12, lote 15, sala 103 – Riacho fundo II

Quanto: incrições e oficinas gratuitas

PROGRAMAÇÃO:

Quintas-feiras

Capoeira, às 20h

Sábados

Ballet, às 9h

Maculelê, às 10h

Capoeira, às 11h

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui