Projeto do deputado Washington Mesquita cria sistema de mutirão universitário

0
22


Na última sessão do primeiro semestre de 2012 da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), realizada nesta quinta-feira (29), foram aprovados quatro projetos do deputado distrital Washington Mesquita. Entre eles, o PL 185, que institui o sistema de mutirão universitário, para promover programas de extensão universitária orientados para a assistência e o desenvolvimento de estudantes de comunidades carentes.

               O projeto de lei tem como finalidade propiciar a milhares de universitários a experiência de integração social e comunitária por meio do trabalho de campo. O Sistema de Mutirão Universitário vai valorizar o potencial criativo dos universitários do DF e a excelência técnica, científica, tecnológica e humanística das instituições de ensino superior.

Destinado aos alunos que cursam o ensino superior nas redes públicas e particulares do DF, o projeto será coordenado por um comitê executivo composto por representantes dos colegiados de ensino e pesquisa das instituições universitárias públicas e privadas participantes.

               “A presença da universidade no dia-a-dia da população é um fator imprescindível para mantê-la viva em sua função social, prestando serviços à sociedade civil e contribuindo para melhorar a qualidade de vida daqueles cidadãos que não tiveram acesso ao ensino básico nem ao universitário”, acrescentou o parlamentar.
 Outros projetos de autoria do deputado Washington Mesquita que foram aprovados:
 PL 190 - Proíbe a fabricação e a  comercialização de mamadeiras, chupetas e outros produtos utilizados para acondicionar alimentos destinados ao consumo de crianças, que contenham na sua composição o produto químico Bisfenol A (BPA). Estudos realizados nos Estados Unidos comprovaram que mesmo em pequenas quantidades, o Bisfenol-A pode provocar câncer de mama, obesidade e aumento da próstata, diabetes, problemas cardíacos, puberdade precoce e infertilidade. Na França e no Canadá esta substância já foi proibida.
 PL 452 – Dispõe sobre a inclusão de alimentos à base de soja na merenda escolar e na cesta básica distribuída pelo GDF.
 PL 118 – Dispõe sobre a obrigatoriedade de disponibilização na internet, diariamente, no site da Secretaria de Saúde do DF, dos dados relativos à Rede Pública de Saúde, como quantidade de leitos de UTI disponíveis, quantidades de médicos em cada período de escala, especialidades médicas e exames que são ofertados em cada unidade de saúde, entre outras informações.
 Os projetos serão encaminhados para sanção do governador Agnelo Queiroz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui