“Eu brincava que eu era a cabeleireira da minha casa, mas no curso eu aprendi a técnica certa. Aqui eu tive um aperfeiçoamento que abriu novas oportunidades profissionais para mim”, conta Adriana Alves dos Santos, 47 anos, que recebeu o certificado do curso de corte de cabelo e escova, nesta quinta-feira (14), em Samambaia. Ela é uma das mais de cinco mil mulheres beneficiadas pelo projeto Poder em Movimento, da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), que realiza capacitação profissional e outros serviços para o público feminino que enfrentam múltiplas formas de vulnerabilidade do Distrito Federal.
Mas para aprender uma nova profissão ou aprimorar as habilidades daquilo que já se sabe, é um desafio para muitas dessas mulheres que são mães. É o caso da Janaína da Silva Morais, 41 anos, que recebeu o certificado do curso de extensão de cílios. “Eu trabalho de casa porque tenho uma filha autista e, em um dia que ela não pôde ir para a escola, eu tive que trazê-la para cá. Enquanto eu participava da aula, ela ficou com uma cuidadora e com outras crianças. Muitas mães precisam desse suporte”, disse a designer cílios.
O projeto atua de forma itinerante nas regiões de Ceilândia, Samambaia, Planaltina e Guará. A proposta busca impactar diretamente essas comunidades, oferecendo apoio integral às mulheres, que inclui qualificação profissional, cuidado com saúde mental e orientação para inserção no mercado de trabalho. O calendário está disponível no fim da matéria.
Além dos cursos de corte de cabelo e extensão de cílios, também são oferecidas aulas de manicure e pedicure, de designer de sobrancelha, consultas médicas, orientação jurídica, orientação psicológica, passeio turístico e um dia de beleza para as mulheres – com direito a fazer cabelo, unha e maquiagem. Também é oferecido um curso de marketing digital, para ajudar as participantes a vender e empreender com os serviços aprendidos durante o projeto.
O Poder em Movimento atende mulheres acima dos 16 anos de idade. Por meio do projeto, a Sejus também oferece serviços como: atendimento médico, fisioterapia, odontologia, psicologia e orientação jurídica. Também são realizadas palestras sobre violência contra mulher, enfrentamento às drogas e inclusão e diversidade.
Segundo a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, a oportunidade dada pelo Poder em Movimento é fundamental para que as mulheres iniciem um novo ciclo profissional. “Muitas pessoas precisam apenas de uma oportunidade. Espaços como esse precisam ser multiplicados para que as mulheres sejam empreendedoras e protagonistas da própria vida”, afirmou.
![](https://www.donnysilva.com.br/wp-content/uploads/2025/02/sejus-samambaia-300x169.jpeg)
Atendimento
A meta do início do projeto era atender uma média de pelo menos, 8.880 mulheres ao longo das quatro edições previstas para o primeiro semestre de 2025. Somente na edição de Ceilândia, realizada entre os dias 20 e 30 de janeiro, mais da metade da meta foi atingida, com 4.414 atendimentos.
Inscrições
Endereço da edição atual: Quadra 302 Conjunto 8 Lote 02 Lote 02 – Samambaia, Brasília – DF, 72300-645