Projetos buscam desafogar o trânsito

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Com uma frota de 1,4 milhão de veículos nas ruas o GDF cria medidas para facilitar a vida de quem usa o transporte público

    Keyla Reis
koliveira@grupocomunidade.com.br
  Redação Jornal da Comunidade

 

Projeto do VLT atenderá passageiros em três eixos: Aeroporto-Asa Sul, Aeroporto-Asa Norte W3 Norte - Terminal da Asa SulProjeto do VLT atenderá passageiros em três eixos: Aeroporto-Asa Sul, Aeroporto-Asa Norte W3 Norte – Terminal da Asa Sul

Nas ruas do Distrito Federal circulam diariamente 1.441.912 veículos, segundo dados atualizados do Detran. Para desafogar o trânsito no horário de pico nas principais vias de acesso ao Plano Piloto, desde 2010 o GDF tem criado mecanismos para melhorar a vida de quem faz uso do transporte público. Em 4 de junho o GDF concluiu a licitação da rede de transporte público da região. Os ônibus da chamada bacia 5 atenderão aos passageiros de Taguatinga, Brazlândia, Ceilândia, SIA, SCIA e Vicente Pires e tem previsão para rodar a partir de julho. 
As empresas vencedoras das bacias 1, 2, 3 e 4 começarão a rodar no segundo semestre, todo o sistema estará completamente em circulação até dezembro. São aproximadamente 2.500 novos ônibus que passarão a circular pelas ruas do Distrito Federal.
Para os moradores da região Sul do DF, estão em construção os corredores de ônibus (BRT) que ligarão as cidades do Gama e Santa Maria ao Plano Piloto, em uma extensão de 35 km. O investimento é de R$ 530 milhões e o prazo de entrega das obras está previsto para dezembro deste ano.

Corredor Eixo-Oeste
O sistema de transporte de passageiros “Corredor Eixo-Oeste” ligará Ceilândia ao Plano Piloto, passando por Taguatinga. Está prevista a construção de um túnel abaixo da Avenida Central de Taguatinga. Alargamento de pistas e construção de faixas exclusivas de ônibus em vias importantes (Hélio Prates, Comercial Norte, Samdu, EPIG e ESPM) para o escoamento do trânsito também serão algumas das ações executadas.
Na Estrada Parque Indústrias Gráficas (EPIG), 5,4 km serão revitalizados e serão construídas quatro faixas de rolamento, em cada sentido, sendo uma exclusiva para ônibus. Além disso, serão construídos quatro conjuntos de viadutos para desafogar o trânsito nas principais interseções, como a do Setor Policial Sul e a do Parque da Cidade.
Está previsto um investimento de R$ 725 milhões para a criação do Sistema de Transporte de Passageiros Eixo-Oeste provenientes do PAC Mobilidade. O corredor terá 38,7 km de extensão. Ainda não existe prazo para que a licitação seja realizada, pois o projeto está em análise na Caixa Econômica Federal, agente financeiro da obra.
O túnel será licitado separadamente. Até o final de julho será publicado o edital de pré-
qualificação. O valor estimado é de R$ 250 milhões.

VLT
Outro projeto que está com a licitação iniciada é a Pré-Operação do veículo leve sobre trilhos (VLT) que atenderá aos passageiros de três eixos: Os que saem do Aeroporto de Brasília e vão para o Terminal da Asa Sul; os que saem do Aeroporto e vão para o fim da Asa Norte e os que saem da W3 Norte e vão para o Terminal da Asa Norte. O VLT terá a extensão de 22,6km ao todo. O orçamento da contratação até o encerramento da licitação deve ser mantido em sigilo.
Estão em processo de licitação a via de ligação do Balão do Torto ao Balão do Colorado com 5,2 km de extensão e a duplicação da Ponte do Bragueto, que está na fase de propostas financeiras e tem investimento orçado em R$ 100 milhões.

Metrô
No metrô haverá implantação de novas estações e a modernização do sistema na extensão de 7,5 km. Serão construídas cinco novas estações: duas em Samambaia, duas em Ceilândia e uma na Asa Norte. Os projetos estão em fase de elaboração. O valor é de R$ 17 milhões para o projeto e R$ 700 milhões disponíveis no PAC Mobilidade.

Ciclovias
Outra medida para desafogar o trânsito é a criação das ciclovias e ciclofaixas um dos pilares do novo modelo de mobilidade urbana. Aproximadamente 150 km estão prontos em diversas áreas como Sudoeste (8 km), Recanto das Emas (33 km), Santa Maria
(18 km), Ceilândia (31 km) e sob responsabilidade do DER (60 km). Outras obras estão em andamento na Asa Sul (L2); Asa Norte (L2); UnB; Ceilândia (lote 2); Paranoá; Asa Norte (lote 4); Gama (Lote 1 e 2).
Há previsão de construção nas seguintes RA: Lago Sul, Águas Claras, Riacho Fundo II, Park Way, Samambaia, Octogonal, Lago Norte, Guará, Brazlândia, Planaltina, São Sebastião, Sobradinho e Taguatinga. Além disso, já estão em construção as ciclovias do Eixo Monumental e do SMU.
Até o momento foram investidos R$ 16 milhões em ciclovias, do total de R$ 25 milhões.

Obras Concluídas
Foram concluídas a duplicação da DF-150 com extensão de 14 km nos dois sentidos e investimento de R$ 68 milhões e a DF-459 com 2,6 km que liga Ceilândia e Samambaia, com valor de  R$ 35 milhões.

Via Interbairros
O projeto Via Interbairros que ligará Samambaia, Taguatinga, Águas Claras e Guará terá 22 km e ainda não saiu do papel. O entrave para sua implantação é o aterramento de uma linha de transmissão de Furnas que passa no Guará, ainda em estudo. O investimento ainda não foi calculado pois só a partir da decisão de implementá-lo é que dará início a captação de recursos, a contratação de projetos e a licitação da obra. A prioridade é a conclusão do Corredor Eixo-Oeste.

Copa do Mundo
Para a Copa do Mundo serão adquiridos 18 ônibus híbridos para transporte ao evento. Os veículos terão tecnologia e baixa emissão de poluentes. O recurso de R$ 19,717 milhões está disponível.

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