PSol, PSB e PRB estão entre os que mais conquistaram seguidores

0
6
Em três anos, houve aumento de 14% entre os cidadãos que optaram por aderir a alguma legenda

 

Helena Mader

 

Roberto Policarpo, do PT: 'Até abril, faremos atualização dos filiados' (Antonio Cunha/CB/D.A Press )
Roberto Policarpo, do PT: “Até abril, faremos atualização dos filiados”

 

A insatisfação dos brasilienses com a política, demonstrada pelas manifestações populares que mobilizaram a capital federal no ano passado, não afastou os cidadãos dos partidos políticos. Pelo contrário: desde as últimas eleições, o número de filiados a siglas partidárias no Distrito Federal saltou de 143 mil para 163 mil, um crescimento de 14% em apenas três anos. A maioria das legendas teve um crescimento expressivo do total de militantes registrados oficialmente. Em alguns casos, o acréscimo chega a mais de 200%. Especialistas veem com bons olhos o engajamento político dos brasilienses e acreditam que os números podem ter reflexos positivos nas urnas.

Leia mais notícias em Cidades

O prazo para filiação partidária terminou em 5 de outubro do ano passado mas, como algumas categorias profissionais têm direito a um prazo maior para optar por um partido, o número de agremiados a legendas políticas crescerá ainda mais. Juízes, promotores e conselheiros de tribunais de contas, por exemplo, podem aguardar até o começo de abril para se filiar. Já militares dispõem de prazo ainda mais longo: eles terão até 5 de julho para assinar a ficha de filiação partidária da sigla que escolherem.

O PMDB é o partido mais numeroso do DF, segundo os dados do Tribunal Superior Eleitoral, com 25.976 filiados. Mas, nos últimos anos, houve uma queda de 1,3% no contingente do partido. Já o PT, do governador Agnelo Queiroz, aparece somente em sexto lugar na lista do TSE, com 15.321 militantes. O presidente regional do partido, deputado federal Roberto Policarpo, alega que os números estão defasados. “Até o início de abril, vamos fazer uma atualização dos dados no TSE”, afirma.

Segundo Policarpo, o número real de filiados do PT ultrapassa 46 mil pessoas, o que colocaria a legenda como a maior do DF. “O número poderia ser ainda mais expressivo, porque há pessoas que se filiaram e não fizeram nosso curso de formação e, portanto, não entram nesse dado.”

 

 

 

Fonte: Correio Braziliense

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui