PTdoB decide permanecer na coligação de Agnelo Queiroz

Myrcia Hessen, do R7

PTdoB fica Agnelo
PTdoB decidiu, a pedido do vice-governador Tadeu Filippelli (PMDB), permanecer ao lado de Agnelo Queiroz Reprodução / TV Record Brasília
O presidente do PTdoB no Distrito Federal, Paco Brito, informou nesta quarta-feira (24) que o partido decidiu “dar um voto de confiança” para o candidato ao governo do DF Agnelo Queiroz (PT) e vai permanecer na coligação Repeito por Brasília. Ele se reuniu na noite desta terça-feira (23) com o vice-governador Tadeu Filippelli (PMDB), que impediu a diminuição da coligação antes mesmo do fim do primeiro turno.

Segundo Brito, os candidatos do partido já foram acalmados e prometeram continuar na coligação. Eles estavam revoltados e chegaram a fazer um abaixo-assinada, entregue na Executiva Nacional, pedindo a saída da legenda da base de Agnelo. Isso porque o candidato não teria cumprido com o que foi acordado e não estaria ajudando com material de campanha.

— O vice-governador pediu um voto de confiança e se propôs a se reunir comigo. Aceitamos permanecer na coligação e já conversei com 13 candidatos [para informar a decisão].

Outros três partidos da coligação também reclamam de não receber ajuda de campanha por parte de Agnelo: PHS, PEN e PTN.

A coligação Respeito por Brasília, do governador Agnelo Queiroz, é formada por 16 partidos: PT, PMDB, PRB, PC do B, PRP, PPL, PV, PP, PTN, PT do B, PSC, PROS, PTC, PSL, PHS, PEN. Em nota enviada ao R7-DF, o governador garante ter honrado com todos os compromissos assumidos com a coligação.

— Todos os partidos foram ajudados com material gráfico, adesivos para carro e toda estrutura para gravação e veiculação dos programas de rádio e TV dos candidatos a deputado federal e distrital. Além de receberem ajuda na campanha, todos os partidos participam do governo.

O TSE informou que não existe na lei eleitoral ponto que proíba a legenda de deixar uma coligação. Ainda segundo o tribuna, na jurisprudência recente, nenhuma caso como este foi julgado. A regra pode ser criada se Agnelo Queiroz entrar na justiça eleitoral contra os partidos.

Debate Record

Agnelo Queiroz já confirmou presença na próxima sexta-feira (26), às 22h30, no debate promovido pela Rede Record de televisão, onde poderá falar sobre este e outros assuntos eleitorais. O evento acontece no Memorial JK e será intermediado pelo apresentador do telejornal DF Record, Luiz Carlos Braga.

O debate contará com uma plateia de autoridades, formadores de opinião e convidados dos partidos políticos. Ao todo, serão cinco blocos. O primeiro, segundo e quarto blocos serão idênticos, com confronto direto entre os candidatos no formato de pergunta, resposta, réplica e tréplica. No terceiro bloco, jornalistas da TV Record Brasília e do Portal R7 DF farão perguntas aos candidatos e escolherão um outro concorrente para comentar a resposta. No quinto bloco, será o momento para as considerações finais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui