JOHNNY BRAGA, DA AGÊNCIA SAÚDE
Mais 744 brasilienses testaram positivo para a Covid-19 durante a ação de testagem em massa, por drive-thru, nesta segunda-feira (1º/6), promovida pela Secretaria de Saúde em dez Regiões Administrativas do Distrito Federal. Ao todo, 6.823 exames foram feitos que somados desde o início da testagem, em 21 de abril, chega a marca de 134.120 de cidadãos testados e 3.760 confirmações da doença causada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2).
Samambaia foi a unidade que mais obteve registro da doença. Com 726 testes realizados, 147 foram positivos. O posto montado no ParkShopping fez 929 exames e detectou à Covid-19 em 105 pessoas. No Riacho Fundo I, onde a unidade começou a funcionar ontem, foram 105 registros. O menor registro foi em Sobradinho II, com 25 diagnósticos. Veja os números abaixo, por região:

A realização do exame, que detecta a presença de anticorpos gerados pelo organismo para enfrentar o vírus, não descarta a necessidade de procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) na ocorrência de sintomas. Eles costumam ser detectáveis com maior segurança a partir do sétimo dia da exposição.
O drive-thru é exclusivo para pessoas sintomáticas ou que tenham histórico de contato com algum caso confirmado e residam com idosos, e que moram nas regiões administrativas abrangidas pelo local onde o posto está montado.
FUNCIONAMENTO – A testagem ocorre de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 17h. Os testes, que são seguros e aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), produzem o resultado em até 30 minutos. Após esse período, o usuário deve entrar novamente na página da Testagem em Massa e autorizar o envio do resultado do teste para o e-mail cadastrado.
Por outro lado, os brasilienses que chegarem com sintomas mais agravados tem a possibilidade de fazer o teste swab – quando coleta-se material da garganta e do nariz com um cotonete, para a amostra ser analisada em laboratório. O resultado sai em até 48 horas.
Em circunstancias mais graves, o paciente já pode ser direcionado ao Hospital Regional da Asa Norte (Hran), referência em atendimento para a Covid-19. A Secretaria de Saúde frisa que todos os casos confirmados devem ser notificados.
