Rafael Barbosa faz balanço de sua gestão na SES-DF

rafael2014O secretário de Saúde do Distrito Federal, Rafael Barbosa,  é reconhecido por ser um  bem sucedido médico na cidade. Estudioso e extremamente profissional na profissão que escolheu, Rafael também é conhecido por seu lado empresarial. A experiência adquirida como médico e empresário fizeram a diferença nos últimos três anos em que está no comando da SES-DF.

Quando assumiu a SES, encontrou uma secretaria desarrumada, abandonada, com servidores desanimados, falta de equipamentos, escassez de remédios, pouca infra-estrutura e material. O caos era completo na saúde pública brasiliense, com superlotação nos hospitais e prontos-socorros da rede, baixo investimento na atenção primária, déficit de servidores e precariedade dos serviços.

Rafael, provido de conhecimento, coragem e determinação, enfrentou todo tipo de ataques e conseguiu impor uma gestão transparente, profissional e revolucionária. Os números são surpreendentes no balanço divulgado hoje pelo secretário de saúde. São dados significativos que comprovam que de fato houve uma revolução na saúde no DF nos últimos três anos.

“Nenhuma unidade da federação cresceu proporcionalmente na Estratégia Saúde da Família como o DF. Saímos de uma cobertura de 11%  em 2010 para 30% em 2014. A Carreta da Mulher está sendo considerada uma experiência inovadora no cenário nacional e produziu mais de 125 mil exames preventivos para o câncer feminino em apenas em dois anos. Com relação à cobertura de CAPS, pulamos de uma das piores coberturas para o alcance da meta nacional, ainda em 2014.

transplante4_750x100_773Transformamos o DF em campeão nacional no número de transplantes  de coração e córnea. Aumentamos o número de doadores de sangue fidelizados para o Hemocentro, alcançando níveis de qualidade internacionais. No campo da Vigilância em Saúde, ultrapassamos todos os indicadores e metas nacionais com relação às campanhas de vacinação contra a pólio, gripe, HPV, além de intensificar o combate à dengue. Medidas importantes foram adotadas nesse período,  o que demonstra que a rede pública de saúde da SES-DF, está de fato preparada para assumir os desafios oriundos dos grandes eventos mundiais, como a Copa do Mundo de 2014.

A implantação da classificação de risco e das salas vermelhas nos prontos socorros da rede, a implantação da Rede Cegonha, a ampliação em 62,44% dos leitos de UTIs nos hospitais próprios da SES, a informatização de 85% dos serviços de saúde com a implantação do prontuário eletrônico, a modernização de 58 elevadores que estavam sucateados e a aquisição de inúmeros equipamentos e mobiliários para toda a rede de saúde trouxeram uma nova dinâmica para os serviços, motivando inclusive os próprios servidores.

Foram inauguradas e colocadas em funcionamento integral 04 Unidades de Pronto Atendimento (UPA), 15 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), 09 Clínicas da Família. Foram nomeados mais de 15 mil servidores para a rede, visando a recomposição e a abertura dos novos serviços da saúde. Todas as categorias funcionais, sem exceção, receberam reajustes salariais por intermédio da Mesa Permanente de Negociação do SUS. Inúmeros cursos de capacitação visando a formação de profissionais com foco em resultados foram realizados, e o Reconhece SES valorizou e premiou os melhores desempenhos dos gestores, equipes e profissionais de saúde.

Carreta da Mulher: sucesso no DF
Carreta da Mulher: sucesso no DF

Sem dúvida trabalhamos incessantemente para melhorar e transformar a área da saúde do Distrito Federal. Muitas vezes, algumas mudanças não são percebidas imediatamente, e sim posteriormente num futuro bem próximo. E por falar em futuro, ratifico o compromisso em avançar cada dia mais. Muitos projetos estão preparados e semeados como as novas clínicas da família, os novos CAPS, as 10 UPAS e novos hospitais como o Hospital de Trauma, o Hospital do Câncer, o novo Hospital do Gama e a construção do Bloco II do Hospital da Criança de Brasília. Essas  medidas ajudarão a fechar esse ciclo de gestão que imprimiu marcas e contribuiu para a construção de um  SUS-DF cada vez mais resolutivo, integral e eficaz, como merece e espera a nossa população”, afirmou Rafael ao Blog.

 

 

De fato,  o relatório é amplo em informações, recheado de  números que evidenciam que  ocorreu uma revolução na saúde do DF na gestão de Rafael Barbosa, que deixa a Secretaria no início  de abril para poder concorrer ao mandato de  deputado federal nas eleições de outubro pelo PT.

 

 

 

 

 

Fonte: Donny Silva

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui