Reeleição na Câmara Legislativa: O tiroteio já começou

0
8

Lembranças desagradáveis

POR HELIO DOYLE –

Com a derrocada da possibilidade de reeleição da presidente afastada Celina Leão, já aparecem os possíveis candidatos a presidente da Câmara no biênio 2017-2018. Os mais citados, até agora, são Agaciel Maia (PR), Joe Valle (PDT), Sandra Faraj (SD) e Israel Batista (PV). Os partidos são citados só como informação, não têm importância nesse contexto.

 

Como o ambiente político em Brasília é tenso, diante das gravações e delações, é praticamente impossível prever quem irá sobreviver até a eleição da mesa, em 1º de janeiro de 2017.

 

Até porque quem coloca a cabeça para fora da trincheira é alvo fácil dos franco-atiradores.

 

Lembranças desagradáveis

 

A primeira vítima está sendo Agaciel Maia, o candidato preferido pelo governador Rodrigo Rollemberg. Histórias do tempo em que foi afastado do importante posto de diretor-geral do Senado estão sendo relembradas: o domínio sobre os contratos, os empréstimos em dinheiro a senadores, os decretos secretos, a sala escondida embaixo de seu gabinete, a mansão de R$ 5 milhões não declarada no imposto de renda e por aí vai.

 

Agaciel é tido como um dos mais preparados e competentes distritais – o que, a bem da verdade, não é difícil tendo em vista a mediocridade da maioria dos parlamentares brasilienses. E é um dos que mais tem ajudado ao governador.

 

Mas quem entra no fogo se queima.

 

Plataforma de lançamento

 

Os que se colocam mais abertamente ou discretamente na briga pela presidência da Câmara Legislativa aspiram subir na carreira política. Exercer o posto às vésperas das eleições de 2018 pode ser um impulso importante para isso – dependendo do desempenho, claro.

 

Por isso Celina Leão queria se reeleger. Ela tinha como alvo mínimo uma cadeira de deputado federal e como máximo o Palácio do Buriti. As circunstâncias políticas e a avaliação da gestão do governador Rodrigo Rollemberg é que determinariam o rumo, que também poderia ser o Senado.

 

Agaciel quer ser deputado federal ou senador. Joe Valle abre o leque: deputado federal, senador, vice-governador ou governador. Para Sandra Faraj e Israel Batista, um lugar na Câmara dos Deputados está de bom tamanho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui