Reforço no atendimento em cinco hospitais da rede pública

0
14

 

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, deu posse nesta quinta-feira (25) a 47 fonoaudiólogos e 45 nutricionistas, no Salão Branco do Palácio do Buriti.

O GDF já nomeou mais de 12 mil profissionais nas diversas áreas de saúde. De acordo com Agnelo, os novos servidores fazem parte da política de recursos humanos para ampliação dos serviços de saúde. “Estamos recuperando e investindo na rede pública de saúde do DF, que se encontrava desabastecida em todos os setores”, disse o governador.

Os novos nutricionistas vão atuar nos hospitais de Planaltina (HRPl), Santa Maria (HRSM), Gama (HRG), no atendimento dos prontos-socorros da clínica médica, pediatria, cirurgia e Unidades de Terapia Intensivas (UTIs).

Segundo o gerente de Nutrição (GENUT) da SES, Fabio Vinicius Micas da Silva, o nutricionista é responsável pela prescrição dietética do paciente, pela avaliação nutricional e acompanhamento e podem atuar também em ambulatório. “Esses servidores nomeados vão completar 100% do atendimento nessa especialidade nos centros de saúde”, informa.

Os novos fonoaudiólogos serão distribuídos nas UTIs do Hospital de Base do DF (HBDF) e Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB).

A coordenadora da Fonoaudiologia da SES, Cristiane França, relata que os novos profissionais também reforçarão a atenção primária junto ao Núcleo da Regional de Atenção Domiciliar (NRAD), Núcleo de Atenção à Saúde da Família (NASF), Centro Especializado de Reabilitação (CER) e Centro de Orientação Médica Psicopedagógico (Compp).

Cristiane França informa que o profissional de fonoaudiologia atua na triagem auditiva na habilitação e reabilitação física e intelectual dos pacientes portadores de deficiência na área de linguagem, comunicação e de dificuldade de alimentação. Já a realização da triagem seletiva universal será ampliada em caráter de avaliação em recém-nascidos.

O salário dos fonoaudiólogos e nutricionistas, para uma jornada de 20 horas semanais, será de R$ 2.702,41. O profissional que optar por 40 horas semanais receberá R$ 5.344,96.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui