Relatório: Brasil teve 45 violações graves à liberdade de expressão em 2013

Desses casos, 12 terminaram com morte. Para a ONG Artigo XIX, esse é um número incompatível com o Estado democrático de Direito.

Relatório da ONG aponta que comunicadores foram o principal alvo.

 

Denunciar a posse irregular de terras, o extrativismo ilegal, crimes ambientais e o contrabando foram alguns dos motivos que levaram ativistas a serem assassinados no Brasil em 2013. Doze pessoas foram mortas em um total de 45 ataques graves à liberdade de expressão no último ano, de acordo com o relatório Violações à liberdade de expressão da ONG Artigo XIX. Para a entidade, “esse é um número incompatível com o Estado democrático de Direito”.

 

Jornalistas, blogueiros e comunicadores em geral foram um alvo mais comum do que defensores de direitos humanos em geral. Segundo o relatório, comunicadores sofreram 15 ameaças de morte, 2 sequestros, 8 tentativas de assassinato e 4 homicídios. Defensores de direitos humanos, porém, foram vítimas de mais homicídios – oito foram assassinados no último ano. Além disso, houve uma tentativa de assassinato e 7 ameaças de morte. Leia mais

Fonte: PIERO LOCATELLI – revista Carta Capital

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui