RORIZ: REGIDO PELA FÉ

2
5


Roriz vai à Festa do Divino, em Planaltina, e de Pentecostes, em Luziânia

A Festa do Divino Espírito Santo movimentou a vida da comunidade católica do Distrito Federal e, em especial, a de Planaltina-DF. Entre milhares de participantes desse momento cristão, estava lá o ex-governador Joaquim Roriz (PSC), no sábado (22), durante o encontro de bandeiras na Praça da Matriz da Igreja de São Sebastião. Esse encontro pode ser considerado como um dos pontos altos da festa, por ser o momento em que os foliões da cidade se encontram com os da roça, aqueles que estiveram fazendo pousos em fazendas distantes.

Roriz chegou discretamente e seguiu a pé entre os romeiros dando uma volta na praça, após a troca das bandeiras. Acompanhado por inúmeros foliões ? já que sua família também tem abrigado ao longo dos anos inúmeros foliões, dando-lhes pouso ? ele circulou pela praça e parou por três momentos distintos: o primeiro foi quando uma foliã entregou-lhe uma imagem de Nossa Senhora; no segundo foi diante da imagem do Espírito Santo; e no terceiro foi ao receber uma das bandeiras coma qual carregou por alguns metros. Em cada um desses momentos Roriz mostrou-se emocionado e fez uma oração a cada parada. Ao ser abordado por populares, pelo fato de estar participando daquela comemoração Roriz falou rapidamente: ?Creio no Espírito Santo, sou devoto e em qualquer circunstância de minha vida invoco Nossa Senhora e falo: Maria, passa na frente?, resumiu o ex-governador.

A Festa do Divino, realizada em Planaltina há mais de 100 anos, é uma festa tradicional e a cada ano cresce o número de participantes, o que não deixa que a tradição se perca no tempo. Esse momento de fé acontece desde antes da inauguração de Brasília, em 1960.A festa comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos, o chamado Pentecostes. Essa comemoração ocorre 50 dias depois do domingo de Páscoa. A festa termina neste domingo (23), à noite, com missa solene de Pentecostes, às 19h.

Missa de Pentecostes

Na manhã de domingo 23), o ex-governador Joaquim Roriz também participou da Missa de Pentencostes em Luziânia. A tradicional cerimônia religiosa acontece sempre na Igreja Matriz de Santa Luzia, que ficou lotada de fiéis, entre os quais pessoas comuns e várias autoridades, que marcaram presença. Roriz estava acompanhado pela esposa, Wesliam Roriz e dos senadores:  Marconi Perillo (PSDB-GO) e Demóstenes Torres (DEM-GO), além do prefeito da cidade, Célio Siqueira, dos deputados federais, Marcelo Melo (PMDB-GO), Carlos Leréia (PSDB-GO) , além de vários prefeitos , como a prefeita de Valparaíso de Goiás, Leda Borges (PSDB),  e autoridades da região e do Estado de Goiás. A missa durou pouco mais de duas horas e marcou mais um ano de intensa devoção ao Divino Espírito Santo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui