Em fase de teste, aplicativo alia tecnologia e saúde para conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce
Criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Dia Mundial de Combate ao Câncer, 8/4, tem o objetivo de alertar a população sobre a doença, que é a segunda maior causa de morte no Brasil. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), cerca de 704 mil pessoas são diagnosticadas anualmente no país, reforçando a importância da prevenção e diagnóstico precoce.
Entre os tipos de câncer, o de mama é o que mais causa mortes entre as mulheres. Segundo o Inca, estima-se que 73.610 novos casos sejam registrados até 2025, com uma taxa de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. A doença também é responsável por aproximadamente 18 mil mortes no país.
Com esse foco, estudantes e professores do Centro Universitário UNICEPLAC estão desenvolvendo o RosaIA, um aplicativo que utiliza inteligência artificial integrada ao WhatsApp para auxiliar na conscientização e educação sobre o câncer de mama. O protótipo está em fase de testes no laboratório de informática da instituição.
“O RosaIA foi projetado como um chatbot humanizado que responde dúvidas de maneira acolhedora e acessível, utilizando a inteligência artificial GeminiAI. É um aplicativo que auxilia mulheres na prevenção do câncer de mama por meio da educação. As pessoas fazem perguntas ao aplicativo, e ele responde de maneira segura. Para isso, estamos na fase de validação das respostas e treinamento da IA com dados do Inca, Ministério da Saúde, Colégio Brasileiro de Radiologia, Organização Mundial da Saúde, Associações Brasileiras de Mastologia, Oncologia e Radioterapia”, explica o professor Luciano Freitas Sales, docente do curso de Radiologia no UNICEPLAC e coordenador do projeto.
“A iniciativa nasceu da proposta de integrar saúde e tecnologia, demonstrando como essas áreas podem colaborar para criar soluções com impacto social. Foi incrível ver como conseguimos aliar a precisão técnica dos dados médicos a uma comunicação simples e acessível para o público”, destaca Carla Lopes Jovito, estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) e gerente dos alunos do projeto.
Depois da fase teste, o RosaIA seguirá para validação. A expectativa é que seja lançado até dezembro deste ano e disponível ao público gratuitamente.
O aplicativo é um dos produtos do projeto de Iniciação Científica do UNICEPLAC, denominado StartUp, e conta ainda com a participação dos estudantes de ADS Vitória Sousa Lavrista, Letícia Sales Vieira, Letícia Ramos, Davi Aragão e Lucas Henrique Gonçalves; Victor Augusto Recalcatti, do curso de Análise de Software; e Amanda Monique da Silva, Ana Aguiar e Júlia de Melo, do curso de Radiologia. Também participam do grupo os professores de Radiologia Vera Lúcia Teodoro dos Santos Souza, Josiane Guerreiro Galdino e Maria do Socorro de Lima Silva, além dos professores de ADS Weverson Garcia Medeiros e Osmam Brás de Souto, coordenador da StartUp.
Reconhecimento
Em 2024, o protótipo do projeto, intitulado “RosaIA – o uso de inteligência artificial integrada ao WhatsApp para prevenção do câncer de mama: uma proposta de criação de uma ferramenta educacional”, conquistou o segundo lugar no I Congresso Nacional de Radiologia (CNR), promovido pela ABTER/ABCR.