Sancionada lei que institui Semana Distrital de Doação de Leite Materno

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, sancionou nesta semana, a Lei nº 5.154, que institui a Semana Distrital de Doação de Leite Materno. O texto é de autoria do deputado Washington Mesquita, que foi aprovado no plenário da Câmara Legislativa por unanimidade.

Agora, todos os anos, na semana de 19 de maio, atividades serão desenvolvidas no DF para conscientizar e divulgar o tema “doação de leite materno” através de campanhas, debates, palestras e seminários.

O intuito da lei visa o aumento da doação de leite materno. “Os bancos de leite do DF estão, diariamente, com o estoque baixo, justamente por falta de doações. E, infelizmente, a falta de informação é o motivador desse quadro de carência. Esse alimento salva vidas, por isso a importância de fazer campanhas para alertar as doadoras”, enfatizou o deputado Washington Mesquita.

Segundo a coordenação de Aleitamento Materno e Bancos de Leite da Secretaria de Saúde, as interessadas em ajudar devem entrar em contato pelo número 160, opção 4. Nesse telefone, além de fazer o cadastro como doadora, a mãe também recebe informações sobre como recolher e armazenar o leite. Os potes com o alimento são coletados por uma equipe do Programa de Ação Social do Corpo de Bombeiros, que marca dia e horário para o recolhimento.

A realização da semana ficará a cargo do Poder Executivo e será planejada e executada anualmente em parceria com os movimentos e entidades sociais que pautam a questão da saúde da mulher e da criança.

Doação

As mães precisam estar em perfeitas condições de saúde para doar. O leite deve ser acondicionado em vidros de boca larga e com tampa de plástico, fervidos previamente por 15 minutos. Após a coleta, o recipiente deve ser colocado imediatamente no freezer de casa, onde pode ficar no máximo 15 dias armazenado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui