Saúde ganha Parque Industrial e Tecnológico

0
10

Espaço para formação e capacitação profissional

 

parqueSIAsaúde

Foto: Renato Araújo

A Secretaria de Saúde avança na formação e capacitação profissional com a inauguração na manhã desta terça-feira (20), do Parque Industrial e Tecnológico. A unidade de ensino nas áreas de infraestrutura de serviços, com ênfase na tecnologia da informação, órteses e próteses, funciona no Parque de Apoio do Setor de Indústria e Abastecimento.

“O ensino profissionalizante é uma ferramenta de desenvolvimento para a cidade”, destacou o governador Agnelo Queiroz durante aula de abertura dos cursos técnicos. Segundo ele, está é mais uma ação do governo no sentido de revitalizar o Parque de Apoio da SES, que vinha sendo alvo de especulação imobiliária.

Durante a solenidade foi assinado acordo de cooperação técnica para execução de ações e programas de ensino, pesquisa e extensão nas áreas profissionais e tecnológicas no DF. A parceria visa o desenvolvimento do Parque como polo de formação e capacitação profissionais em órteses e próteses.

Para o secretario de Saúde, Rafael Barbosa, a implantação do Parque Industrial e Tecnológico é um marco para a história da SES. “Estamos começando uma nova era hoje. Uma era que incorpora novas tecnologias e vai garantir a mão de obra especializada que o sistema público de saúde tanto necessita”, disse.

O polo de formação e capacitação profissional é fruto de parceria entre a SES e o Instituto Federal de Brasília (IFB). No local são oferecidos cursos de marceneiro, operador de micro, mecânico de automóvel leve, recepção em serviço de Saúde, auxiliar administrativo e agente de endemias são voltados para adolescentes a partir dos 15 anos.

São oferecidas de 35 a 40 vagas em cada curso e os participantes receberão uma ajuda de R$ 6 por dia para alimentação. Entre os alunos, está o jovem Osmar Júnior, 18 anos, que integra o time de futebol do Clube da Saúde, e agora terá a oportunidade de fazer o curso de operador de micro. “Sempre quis me profissionalizar na área de informática”, disse.

Ainda durante a inauguração foi apresentado um balanço das principais ações realizadas na SES/DF e as perspectivas até 2014. A SES tem investido na ampliação de serviços com a abertura de cinco clínicas da família e quatro Unidades de Pronto Atendimento, dois Centros de Referência a Saúde do Trabalhador. Mais quatro Centros de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS-AD) serão inaugurados em breve.

Agnelo também revelou planos de investimento na construção de novas unidades de saúde como o Hospital do Trauma e do Hospital do Câncer. Segundo ele, também deve ser construído um novo hospital no Gama e outro em São Sebastião.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui