Saúde lança plataforma de agendamento para segunda dose da vacina contra Covid-19

0
6
Agendamento para a segunda dose da CoronaVac entre os dias 22 e 26 de fevereiro já  está disponível

JURANA LOPES, DA AGÊNCIA SAÚDE-DF

Com o objetivo de evitar filas e aglomerações e proporcionar maior comodidade para os usuários, a Secretaria de Saúde lançou, nesta quinta-feira (18), o agendamento da segunda dose da vacina contra a Covid-19, que poderá ser realizado pela internet, no site www.vacina.saude.df.gov.br.

“Através do site, o usuário poderá escolher a data e o local de vacinação. Neste primeiro momento serão disponibilizadas 18.900 vagas para a aplicação da segunda dose da vacina CoronaVac que estão agendadas no cartão de vacina entre os dias 22 e 26 de fevereiro. A aplicação será nos drive-thrus”, explica o secretário de Saúde, Osnei Okumoto.
No sistema, o interessado deve preencher alguns dados como nome completo, data de nascimento, CPF, o número do Cartão Nacional de Saúde (CNS), além da data da primeira dose e a identificação do laboratório fabricante.
Okumoto destacou, em coletiva de imprensa realizada no Palácio do Buriti, que o Distrito Federal começou a aplicar a segunda dose da vacina CoronaVac, no último dia 8, e que as vacinas para a segunda dose foram guardadas a fim de assegurar a imunização completa.
“É de extrema importância agendar a segunda dose da vacina, pois só a primeira dose não garante a imunização completa. É necessário tomar a vacina no período correto”, informa o secretário adjunto de Assistência, Petrus Sanchez.

Plataforma

Segundo a subsecretária de Planejamento em Saúde, Christiane Braga, a plataforma de agendamento vai agilizar o processo de vacinação de toda a população e evitar longas filas, como foram vistas assim que foi iniciada a vacinação contra Covid-19.

“Além de evitar o desconforto e a espera de horas, o usuário poderá agendar sua vacina mais perto de casa, na região de saúde que considerar mais cômoda. Em contrapartida, isso vai ajudar na logística, na organização da entrega das doses e na agilidade das aplicações, sem aglomerações”, afirma.
Seguindo a orientação do Ministério da Saúde, as 162.560 doses recebidas da CoronaVac foram divididas em primeira e segunda doses. A dose 2 da CoronaVac deve ser aplicada em intervalo de 14 a 28 dias. Já a Oxford/AstraZeneca tem intervalo maior, de até 90 dias. Por isso, ainda não tem agendamento disponível para a vacina do laboratório europeu.
O objetivo, futuramente, é abrir o agendamento para todas as etapas da vacina. No entanto, isso dependerá da chegada de novas doses no Distrito Federal.
O passo a passo de como se cadastrar pode ser consultado aqui.
O DF já recebeu três remessas da vacina CoronaVac, totalizando 162.560 doses. Também foram recebidas 41,5 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca. Cerca de 5% das doses das vacinas são reservadas tecnicamente para repor eventuais perdas.

Público-alvo

O público da vacina contra Covid-19 foi ampliado com a entrada dos idosos acima de 79 anos. Além desses, fazem parte:

– Todos os profissionais da ativa na rede pública de saúde, em todos os níveis de atenção à Saúde;
– Na rede privada, para os profissionais que atuam na atenção hospitalar;
– Idosos a partir de 60 anos e pessoas com deficiência que vivem em unidades de acolhimento e os cuidadores que atuam nessas instituições;
– Povos indígenas que vivem em terras indígenas;
– Pacientes internados em Home Care, internados em casa, que são assistidos com suporte de ventilação mecânica), pacientes internados no Núcleo Regional de Atendimento Domiciliar (AD2 e AD3 – pacientes internados em casa e acompanhados pelas equipes do Nrad da Secretaria de Saúde);
– Trabalhadores dos serviços de Atenção Pré-Hospitalar (APH): resgatistas do Corpo de Bombeiros Militar e outras instituições privadas que prestam APH.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui