Saúde perto de casa

     

    Estrutural foi primeira cidade a receber o Circuito Saúde para Todos, serviço itinerante que oferece atendimento médico e orientação para prevenir doenças

     

    A população do Distrito Federal conta agora com o Circuito Saúde para Todos. O serviço, lançado neste sábado (23), na Estrutural, percorrerá todas as cidades oferecendo atendimento médico em várias especialidades, além de orientar para prevenir doenças. No local, também são realizados exames e diagnósticos. A ação aconteceu durante todo o dia, em sete tendas montadas na Praça Central da Estrutural, e contou com a participação de cerca de 150 profissionais. Mais de 5 mil pessoas foram atendidas.

     

    Acompanhado pela primeira-dama, Ilza Queiroz, o governador Agnelo Queiroz compareceu ao evento e conferiu o andamento da ação. O governador destacou que este é um segundo momento do resgate da saúde pública no Distrito Federal. “Nós arrumamos a casa com a recuperação dos hospitais, criamos novos leitos e contratamos profissionais especializados para recompor o quadro médico. Agora, estamos aproximando o serviço de saúde da população, sobretudo, com medidas preventivas e, também, possibilitando o diagnóstico de doenças e seu tratamento”, ressaltou.

     

    A primeira-dama, Ilza Queiroz, alertou para a importância do Circuito Saúde para Todos, que tem como foco a promoção, prevenção e a qualidade de vida da comunidade. “A inauguração desse projeto é importante, pois é uma forma de lembrar à população que ela não deve procurar o atendimento médico apenas em casos de emergência. Prevenção é fundamental e pode salvar vidas”, afirmou.

     

    O governador comparou o novo projeto à Unidade Móvel de Saúde da Mulher, também conhecida como Carreta da Mulher. O serviço foi consolidado como referência nacional, por realizar uma grande quantidade de atendimentos. “Mais de 30 mil exames foram feitos desde sua inauguração, em março de 2012, e o serviço está sendo ampliado com mais uma Carreta, para funcionar em duas cidades ao mesmo tempo”, garantiu Agnelo Queiroz.

     

    Satisfeito com a aceitação do Circuito, o secretário de Saúde, Rafael Barbosa, não poupou elogios a sua equipe. “Nossos profissionais estão apresentando aqui todos os serviços oferecidos, hoje, pelo governo para melhorar a saúde da população. Além disso, estamos divulgando como funciona o novo sistema de triagem de pacientes da rede pública de Saúde, que determina por cores a gravidade da situação do paciente e em quanto tempo ele deve ser atendido”, observou.

     

    Para o circuito, foram designados ginecologistas, cardiologistas, infectologistas, dermatologistas, dentistas, enfermeiros, técnicos e agentes de saúde. A médica infectologista Sônia Geraldes, enquanto atendia um paciente na tenda de Aids/HIV- Hepatites Virais, falou da satisfação em ter sido convocada para compor a equipe. “Sinto-me satisfeita em contribuir na condição de profissional de Saúde. Estamos indo ao encontro do que as pessoas mais precisam oferecendo orientações, exames e encaminhando para o tratamento adequado”, revelou.

     

    Iniciativa aprovada – Para a administradora regional da Estrutural, Maria do Socorro Torquato, a escolha da cidade para o lançamento do Circuito Saúde para Todos foi importante porque a população do local depende quase que exclusivamente do serviço de saúde público. “Nós temos aproximadamente 45 mil habitantes que necessitam do atendimento na rede pública. Aqui, eles têm a oportunidade de ser atendidos e encaminhados no mesmo dia e receber tratamento para possíveis problemas diagnosticados”, analisou.

     

    Inês Maria da Conceição Silva, 35 anos, auxiliar de serviços gerais, levou seu filho Nelson Junior, de 10 anos, para fazer avaliação bucal e aprovou a iniciativa. “Essa ação facilita o atendimento de quem precisa. Já faz um tempo que o meu filho não vai ao dentista”, contou, ao mostrar o encaminhamento que recebeu para realizar o tratamento da criança na rede pública de Saúde.

     

    Já o aposentado Geraldo Januário da Silva, 66 anos, hipertenso, aferiu a pressão arterial e também elogiou a ação. “Ampliar o atendimento na área da Saúde, que é uma prioridade, é um passo importante e um benefício muito grande. Eu acredito que essa iniciativa vai fazer com que mais pessoas procurem com maior frequência o serviço médico”.

     

    A agente comunitária de saúde Luciana Roberta Leão foi designada para atuar, neste sábado, na Carreta da Mulher. Ela, que trabalha no Centro de Saúde 4 da Estrutural,  destacou a eficiência do projeto. “Os serviços itinerantes ajudam a desafogar o atendimento nas unidades fixas de saúde. Isso mostra que esse tipo de serviço atende as necessidades dos cidadãos”, avaliou.

     

    Conheça as tendas e serviços oferecidos pelo Circuito Saúde para Todos:

     

    – Aids/HIV- Hepatites Virais: realização de teste rápido de hepatite C, Aids/HIV e atualização das vacinas. Além disso, quem quiser pode conhecer o trailer do serviço itinerante Quero Fazer.  Ele percorre vários pontos à noite com a promoção desses exames e fornece orientações sobre como se prevenir.

     

    – Odontologia: análise clínica e, quando necessário, os pacientes recebem encaminhamento para o tratamento odontológico na rede pública de Saúde. Há, também, a distribuição de produtos para higiene bucal e orientações quanto ao câncer de boca.

     

    – Oftalmologia: as pessoas podem realizar o exame de acuidade visual (que detecta como está a visão) e biomicroscopia (que verifica a pressão intraocular e identifica alergias e outras anomalias). Caso o laudo ateste problemas na visão, é fornecido um encaminhamento para tratamento médico.

     

    – Dengue: instruções e informativos sobre como se prevenir contra a dengue, causada mosquito aedes aegypti. Junto a essa ação, cinco personagens fazem a representação teatral sobre as formas de evitar a contaminação.

     

    – Saúde do Trabalhador: as pessoas podem receber orientação sobre doenças ocupacionais, bem como serem examinadas para detectar indícios de intoxicação, câncer de pele, dermatites, entre outros problemas de saúde ocasionados por funções desempenhadas no exercício do trabalho. Os casos com laudo positivo para alguma doença são encaminhados aos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), da Secretaria de Saúde.

     

    – Ouvidoria da Saúde: é possível registrar denúncias, solicitar orientações e sugestões de mudanças para a melhoria do atendimento na saúde. Além disso, na tenda há a divulgação do teleatendimento 160, que oferece o mesmo serviço.

     

    – Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS): profissionais alertam sobre os malefícios do uso das drogas e oferecem encaminhamento para que as pessoas em dependência química possam receber ajuda na unidade mais próxima de casa.

     

    – Casa Protegida: em uma estrutura representativa de uma casa com banheiro, sala, cozinha e quarto, são oferecidas orientações sobre como prevenir acidentes domésticos.

     

    – Doação de Leite: recebe doações de leite materno e orienta as mães como proceder para contribuir com a manutenção dos estoques do líquido.

     

    – Saúde da Mulher: fornece orientações sobre métodos contraceptivos, funcionamento do corpo feminino e seus respectivos cuidados.

     

    – Saúde do Adolescente: apresenta a Caderneta do Adolescente, documento que registra calendário de vacinação; evolução de altura, peso, e desenvolvimento do jovem.

     

    – Saúde do Idoso: orienta sobre o uso da Caderneta do Idoso, documento que registra atendimento do paciente e contém informações sobre os direitos do idoso.

     

    – Hemocentro: voluntários que desejam doar sangue podem procurar a ambulância da Fundação Hemocentro de Brasília (FHB).

     

    Serviço

    O Circuito Saúde para Todos será realizado sempre aos sábados, uma vez por mês. O cronograma com as próximas cidades está sendo elaborado e será divulgado em breve. Para receber o atendimento, basta comparecer ao local.

     

     

     

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui