Saúde realiza ação contra a dengue em Planaltina pela segunda vez este ano

0
13

Objetivo é retirar o lixo das casas para eliminar possíveis criadouros do mosquito

dengue3

Agentes da Vigilância Ambiental e Agentes Comunitários de Saúde visitam diversas residências do Setor Tradicional Norte, Buritis II e III de Planaltina, entre os dias 12 a 14 de março, para intensificar o combate à dengue. O objetivo é retirar o lixo das casas para eliminar possíveis criadouros do mosquito. Essa é a segunda ação em Planaltina este ano.

Uma ação envolvendo o Grupo Executivo Intersetorial de Gestão de Prevenção e Controle da Dengue (Geiplandengue), formado pela Coordenação Regional de Saúde de Planaltina, Administração Regional de Planaltina, SLU, Regional de Ensino, Bombeiros, Policia Militar, Agentes de Vigilância Ambiental, Agentes Comunitários e Agefis intensificam as atividades e ações contra a doença na região, e orientam a população na limpeza das casas e quintais para evitar a doença.

Dos dias 12 ao 14 de março, uma equipe além de entregar panfletos informará o local e a data de recolhimento do lixo. No sábado, 15, um carro de som anunciará pela cidade a ação. E nos dias 17 e 18 no Setor Tradicional Norte e 19, 20 e 21 nos Buritis II e III, o descarte será recolhido pala Administração Regional de Planaltina e funcionários do Serviço de Limpeza Urbana (SLU).

Para a coordenadora do Geiplandengue de Planaltina, Maria Clara Porto, a divulgação ocorrerá casa a casa, com entrega de panfleto informativo sobre o manejo ambiental explanando sobre o que deve ser retirado das casas, ou seja, resíduos albergadores de água e possíveis focos do Aedes Agypits, e entrega de material educativo sobre a dengue. “Eles podem colocar esses objetos na porta de casa que nós vamos retirar”, explicou Maria Clara.

E também será realizada a fiscalização das ruas dos setores visitados pela operação “pente fino” dos caminhões e garis, e posteriormente pelos fiscais da Agência de Fiscalização (AGEFIS). E segundo a coordenadora do Geiplandengue, todos os moradores que persistirem em colocar ou manter os resíduos nas portas de sua casa após a data estipulada para o manejo, serão notificados e orientados quanto à importância do cumprimento dos prazos. “Com isso, objetivamos educar a população para a importância da ação conjunta com os órgãos durante o manejo”, afirma.

A coordenadora geral de saúde de Planaltina, Mônica Rocha Rodrigues, relata que a mobilização foi decidida a fim de disseminar a importância da prevenção da doença. E ressalta que a ideia é agir preventivamente. “Para combater a dengue, precisamos contar com a participação da população. É fundamental que as pessoas colaborem para evitarmos mais casos”, conclui.

Por Tatiane Gomes, da Agência Saúde DF

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui